Educação: Delegação da África do Sul visita Secretaria

Equipe pretende aplicar em seu País algumas técnicas utilizadas pelos profissionais paulistas

qui, 16/10/2003 - 14h24 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de conhecer os processos de Educação a Distância, uma delegação da África do Sul composta por oito profissionais, visitará a Secretaria Estadual da Educação nesta quinta-feira, dia 16 de outubro. A delegação, que está há uma semana em São Paulo acompanhando os Programas de Saúde da Secretaria do Estado, pretende aplicar em seu País algumas técnicas utilizadas pelos profissionais paulistas que atuam com políticas públicas.

Durante a visita, a equipe deverá acompanhar no estúdio da Secretaria da Educação uma videoconferência que será transmitida pelo Pólo de Capacitação da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Além dos processos tecnológicos, a Delegação quer saber como funcionou o Programa PEC de Formação Universitária. O programa utilizou mídias interativas, como teleconferência, videoconferência e trabalho monitorado na Web, por meio da ferramenta de aprendizagem LearningSpace.

O PEC ofereceu a formação universitária, no ano passado, a 6.300 professores de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental, antecipando-se à LDB, que prevê a formação dos docentes até 2006. Os alunos de todo o Estado participaram das aulas em locais especialmente preparados para as videoconferências, em laboratórios de informática, salas-ambiente de estudos e de recepção de teleconferência.

A equipe da África do Sul também tem curiosidade em conhecer o Programa ‘Prevenção Também Se Ensina’, que instrumentaliza educadores das escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública estadual, para trabalhar a prevenção ao abuso de drogas e às DST/ AIDS junto da comunidade escolar, desde 1996. As Diretorias de Ensino promovem encontros e seminários regionais para trocas de experiências entre as escolas e apresentação da produção dos alunos, além das capacitações a distância.

Esta é a segunda vez que a Delegação Africana vêm ao Brasil para conhecer os trabalhos realizados pela Secretaria de Estado da Educação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação