Educação: Curso de redação pela internet incentiva alunos da rede pública estadual

Trabalho é desenvolvido em parceria com ONG que incentiva aprendizagem interativa

qua, 09/04/2003 - 13h31 | Do Portal do Governo

Luciane Salles, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Desde o início do mês de abril, alunos da rede pública estadual estão convivendo com mais uma ferramenta tecnológica criada pela Secretaria de Estado da Educação: um curso de redação por meio da internet.

O curso reforça a leitura e a escrita e, ao mesmo tempo, incentiva os alunos por meio da publicação dos trabalhos na Internet.

Ao final da experiência serão escolhidos 20 alunos para trabalharem seus textos no seminário ‘Alunos Escritores’, com duração de 40 horas, e que terá como subproduto um livro que contará, sob a ótica dos próprios alunos, suas experiências de aquisição de conhecimentos e uso da informática na escola.

O livro será produzido e publicado diretamente na Internet, podendo ser ‘lido’, durante sua execução, por quem quiser conhecer ou apropriar-se da metodologia. Posteriormente, ele também poderá ser produzido em papel.

O Curso de Redação que está atualmente sendo feito na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) tem duração de três dias, com oito horas de aulas por dia. As atividades realizadas, ficam registradas no Centro de Colaboração do Projeto Enlaces – uma área do site onde são ‘armazenadas’ todas as atividades do projeto.

Todo esse trabalho é desenvolvido em parceria com o World-Links (www.world-links.org), organização não-governamental sediada nos EUA que incentiva a criação de comunidades de aprendizagem interativa, mediante o uso das telecomunicações na escola.

Nos dias 2 a 4 de abril, 21 alunos com idades entre 12 e 14 anos participaram da primeira turma do curso. Os resultados podem ser vistos no site do programa Enlaces: www.enlaces.org.br

Entre 7 e 9 de abril, outros 23 alunos fizeram o curso. Com essa atividade, o Projeto Enlaces pretende abrir aos jovens e adolescentes das regiões mais carentes de São Paulo, mais uma oportunidade de superação das dificuldades com a língua portuguesa. Como todo o trabalho é feito e disponível na Internet, utilizando metodologias já adotadas por cerca de 120 professores da Rede Estadual, esses professores vão ser incentivados a replicá-la com seus alunos nas salas ambiente de informática.

(RK)