Educação: Crianças do Interior conhecem o mar

Em julho,será a vez das crianças do litoral e da Capital visitarem o Interior

sex, 16/01/2004 - 18h26 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira, dia 14, 1.800 crianças da rede pública de ensino do Interior tiveram a oportunidade de ver o mar pela primeira vez. O passeio é uma das atividades previstas no Programa Caravanas do Conhecimento- Interior na Praia, realizado pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Secretaria de Economia e Planejamento, representada pelo Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal.

O presidente do Cepam, Silvio Torres, acompanhou o desenvolvimento de algumas atividades na Baixada Santista durante todo o dia e anunciou a realização da 2º etapa do Programa, que deverá acontecer em julho. “Na próxima etapa, o roteiro será o inverso. O objetivo é levar as crianças do litoral paulista e da Capital para conhecerem o Interior”.

O estudante Willian de Oliveira, de 9 anos, ficará hospedado até esta sexta-feira na EE Marquês de São Vicente, localizada em Santos, junto com um grupo formado por 20 meninas e 20 meninos, além de monitores e professores. Embora empolgado com o mar, com os animais que visitou no orquidário e com a bela paisagem do Monte Serrat, Willian revelou ter gostado muito mais dos prédios que ficam na orla da praia. O monitor que o acompanhava explicou que em Riolância, cidade natal de Willian não existem prédios, somente casas.

De acordo com Torres, o Interior na Praia tem um caráter social e oferece às crianças que não têm chances de participar de um programa de férias, o acesso à atividades educativas, culturais, sociais, turísticas, entre outras.

Implantado no passado, na gestão do governo Montoro, o programa comprovou que as crianças que participavam do Interior na Praia durante as férias tinham uma melhoria no desempenho escolar e no relacionamento familiar e social. “Isso se deve a ampliação dos horizontes”, complementou o presidente.

Jaine Cristina Ferreira da Silva, de 9 anos, saiu de Brotas para passar uma semana de férias no litoral. Ela garante que aprendeu e descobriu muitas coisas. O que mais a encantou foi o mar pois ela nunca tinha visto. O estudante Carlos Henrique Vieiras, de Ipaussu, também se surpreendeu com as belezas do litoral. Ele ficará até sexta-feira em São Vicente, na EMEF Prefeito Jonas Rodrigues.

As atividades realizadas na arena montada no posto 2, em Santos, contaram com a participação da dirigente de ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira dos Santos, das secretárias de educação de Santos, Jossélia Fontoura e de Bertioga, Maria Julieta Farah Lanças. Já na praia do Itararé, em São Vicente, o evento contou com a presença da dirigente de ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, do vice-prefeito de São Vicente, Paulo de Souza, da secretária municipal de educação de São Vicente, Tânia Simões, entre outros.

Duração

O programa acontece durante todo o mês de janeiro e possibilita o acesso de crianças de 9 a 11 anos de idade das redes de ensino municipal e estadual do interior a uma educação informal – fora da sala de aula- por meio do turismo educacional.

O passeio tem início sempre às segundas-feiras com retorno às cidades de origem na sexta-feira. As 15 cidades do litoral paulista que participarão do Programa Caravanas do Conhecimento na qualidade de Cidades Hospedeiras são: Cananéia, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.