Educação: Crianças do interior agitam o litoral paulista

Esta é a 3ª e última turma a visitar o litoral este ano

qua, 26/01/2005 - 16h27 | Do Portal do Governo

Pelo 2º ano consecutivo, durante o mês de janeiro, o litoral paulista recebe uma visita especial. São crianças do interior do Estado que viajam para conhecer o mar e as belezas da região. Essa oportunidade é concedida pelo Governo do Estado por meio do Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia. A realização é da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Secretaria de Economia e Planejamento – representada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam).

Nesta última semana do programa, que segue até esta sexta-feira, dia 28, as Escolas Estaduais Ablas Filho e Marquês de São Vicente, localizadas em Santos, estão abrigando juntas 350 crianças dos municípios de Pacaembu, Redenção da Serra, Nantes, Monções, Jaborandi e Murutinga do Sul. Os alojamentos já acolheram outras 600 crianças desde o último dia 10, data de início do Programa.

Nestas férias de verão, serão beneficiadas cerca de oito mil crianças entre 9 a 11 anos de idade, alunas de escolas estaduais e municipais de todo o estado de São Paulo e de creches e instituições mantidas pela Fundação Abrinq. O programa permite que as crianças que não poderiam viajar com recursos próprios, conheçam realidades completamente diferentes das que estão acostumadas a vivenciar em seu cotidiano, tendo a oportunidade de passar uma semana de férias no litoral.

Nem mesmo a chuva tem assustado as crianças durante o mês de janeiro. De segunda a sexta-feira, a torcida geral é para que o tempo colabore ao menos no período da manhã para o banho de mar. Em todo caso, faça chuva ou faça sol, opções não faltam na grade de programação.

A monitora Sirlene de Oliveira, que acompanha um grupo formado por 10 alunos, explica o motivo de tanto encantamento dos alunos com o mar. “Nosso município (Pacaembu) fica na divisa do Estado de São Paulo com Paraná e lá só temos um rio. Eles estão conhecendo o mar pela primeira vez. Viajamos 10 horas para chegar aqui e acho que valeu a pena”, avaliou.

Ainda que a praia seja o passeio mais esperado pela maioria, outras atividades ligadas ao histórico da cidade de Santos despertam a curiosidade das crianças. A aluna Valéria da Silva Alves, de 9 anos, listou todos os passeios que fará até o final da semana. “Vou fazer passeio de barco, conhecer o estádio da Vila Belmiro, subir o bondinho do Monte Serrat, visitar o Museu de Pesca e ainda assistir o Circo do Beto Carrero World”, relatou animada.

A edição 2005 do programa contou com 204 delegações de 164 municípios visitantes distribuídas entre os seguintes municípios hospedeiros: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.