Educação: Crianças de assentamento ganham mais uma sala de aula

Núcleo Escolar contratou uma professora e fornece materiais didáticos e uniformes

sex, 07/05/2004 - 19h04 | Do Portal do Governo

O Núcleo Escolar de Educação Infantil Anjo da Guarda, criado há seis anos no Assentamento Reage Brasil, em Bebedouro, ganhou uma nova sala, que atende a 12 crianças entre quatro e cinco anos. As aulas tiveram início no dia 14 de abril. O Reage Brasil é um dos assentamentos atendidos pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Para que as crianças pudessem iniciar seus estudos, a prefeitura de Bebedouro ofereceu transporte e o Núcleo Escolar contratou uma professora e fornece materiais didáticos e uniformes. Além disso, as mães se revezam no preparo da merenda.

Os pais do assentamento se queixavam da dificuldade em matricular as crianças nas escolas públicas da região. Por isso, houve colaboração de toda a comunidade assentada para implementar o Núcleo Escolar e, agora, para levar as crianças menores à escola.

Brinquedoteca

No dia 21 de abril, foi realizado o Mutirão da Solidariedade. O objetivo do evento, organizado pelos professores do Núcleo Anjo da Guarda, foi realizar melhorias na escola. Duas salas foram adaptadas e transformadas; uma passou a ser o refeitório e a outra, a brinquedoteca. As crianças matriculadas têm a sua disposição 40 brinquedos.

O evento foi realizado com ajuda dos beneficiários do assentamento. Além das salas adaptadas, toda a escola foi pintada, as salas ganharam cortinas e tapetes e o acervo literário do Núcleo Escolar foi incrementado com livros e revistas doados pelos professores.