Educação: CRE é destinado a professores da rede pública estadual

Sede do Centro de Referência em Educação é antiga residência de um dos barões do café

qua, 07/01/2004 - 10h03 | Do Portal do Governo

No Centro de Referência em Educação Mário Covas (CRE) os docentes da rede pública estadual dispõem de um espaço que reúne inúmeras fontes de informações e uma série de serviços voltados para sua atualização e aperfeiçoamento. Além da biblioteca multimídia com um acervo de aproximadamente 46 mil itens, o CRE mantém um site, montou o Memorial da Educação Paulista e promove cursos e oficinas.

O CRE funciona num casarão no bairro de Campos Elíseos, região central de São Paulo, antiga residência de um barão do café e, até recentemente, sede da 12ª Diretoria de Ensino. Planejado e implantado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a pedido da Secretaria da Educação, o CRE conta com equipes de trabalho em que atuam profissionais com formação diversificada.

Divididos em núcleos, professores, jornalistas, historiadores, bibliotecários, arquivistas, profissionais de informática, entre outros, trabalham ‘de modo integrado para produzir, pesquisar, organizar e atualizar um verdadeiro universo de informações, para facilitar a vida dos professores em sala de aula’, explica a coordenadora do CRE, Maria Aparecida Ceravolo Magnani.

Telefone e correio

O Núcleo de Documentação cuida da biblioteca multimídia (hemeroteca, biblioteca e videoteca). São cerca de 23 mil volumes impressos, com destaque para as áreas de interesse da educação e 4 mil títulos de literatura infanto-juvenil. Há ainda 6,5 mil cópias de vídeos de títulos variados, além de 100 títulos de periódicos correntes para consulta, entre jornais, revistas nacionais e estrangeiras.

A bibliotecária e coordenadora do setor, Maria Mieko H. Kano, afirma que ‘o acervo do CRE é extremamente rico e um dos únicos no Estado de São Paulo com esse perfil’. Ele resulta de uma seleção elaborada a partir dos acervos de três bibliotecas da secretaria, que funcionavam isoladamente: o da Biblioteca-Oficina Clara Luz, formado basicamente por literatura e obras destinadas à pesquisa escolar, com predominância de publicações dirigidas ao público infanto-juvenil; o da FDE, mais técnico, que se destinava a professores, pesquisadores e técnicos de seu quadro de funcionários, e o da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), dirigido aos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e ao staff da Secretaria da Educação.

Além da ajuda de profissionais especializados, os usuários do CRE podem contar em suas pesquisas com equipamentos de vídeo, sala para trabalho e oito microcomputadores. Quem mora em lugares mais distantes ou tem dificuldade de ir pessoalmente até local pode consultar todos os títulos do acervo pelo site do CRE e fazer sua solicitação por telefone, fax ou e-mail. O material solicitado irá pelo correio. Maria Mieko explica que todos os educadores da rede estadual e da Febem podem retirar material, mediante cadastro.

A coordenadora do Núcleo cita também o serviço prestado pelas equipes da documentação, site e suporte no apoio aos candidatos nos três últimos concursos promovidos pela Secretaria Estadual de Educação, com a disponibilidade de bibliografia e legislação pela internet, empréstimos de obras e acesso a documentos

Projetos Especiais

  • Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles
    A Secretaria de Estado da Educação, por meio do CRE, lançou o Concurso Professor Escritor, que está na fase de seleção dos trabalhos inscritos e em abril divulgará os vencedores.

  • Grandes Cursos Cultura
    Por meio de uma parceria com a TV Cultura, o CRE está reproduzindo, em CD, 20 cursos do Projeto Grandes Cursos Cultura para todas as Oficinas Pedagógicas das 89 Diretorias de Ensino do Estado.

  • Doação de livros à Febem
    O CRE doou 8,8 mil livros à Febem, num total de 25 acervos, que servirão para compor e enriquecer as bibliotecas de suas unidades. Formados por obras de referência, informativas e literárias em excelente estado, esses acervos foram selecionados entre os mais de 30 mil títulos que pertenceram à extinta Biblioteca-Oficina Clara Luz. Além dos livros, foram doados também três conjuntos de fitas de vídeo, com 100 unidades cada.

    SERVIÇO

    Centro de Referência em Educação Mário Covas
    Avenida Rio Branco, 1.260 – Campos Elíseos
    CEP 01206-001 – São Paulo (SP)
    Telefones: (0xx11) 3334-0100 / 3334-0666
    E-mail: cremariocovas@see.sp.gov.br
    Site: www.crmariocovas.sp.gov.br
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

    Maria Ermínia Ferreira
    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)