Educação: Copiar não é legal

Este é o tílulo do concurso que motivou estudantes do ensino fundamental a pensar em Direito Autoral

qua, 10/11/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

Estudantes do Ensino Fundamental foram premiados nesta terça-feira, 9 de novembro, no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Educação. Eles participaram do concurso de redação “Copiar não é Legal”, uma parceria da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria (CENP) com a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR).

Um júri, composto por quatro professoras da CENP, escolheu os dois vencedores e os seis finalistas que levaram para casa certificados e livros.

Foram 427 redações inscritas, de alunos entre 7 e 14 anos de escolas particulares e públicas representados por 105 municípios do Estado de São Paulo. Dois alunos da rede foram os vencedores: Gregory Ribas dos Santos, da Escola Estadual Profª Ephigênia C.M. Fortunato, da Diretoria de Ensino de Bauru, ficou em 2º lugar.

O aluno ganhou um microcomputador e 150 livros para a biblioteca da escola. O 1º lugar foi para a aluna Giovanna Nathalie D’abruzzo, da Escola Estadual Eunice Virgínia Navero, da Diretoria de Ensino Campinas Leste. A aluna vencedora e a professora responsável, Fátima Xavier de Lima Martinez, ganharam, cada uma, o mesmo prêmio oferecido ao 2º lugar.

A ABDR é uma associação formada por 70 editores brasileiros, que se uniram na luta contra a pirataria do livro. O objetivo do concurso foi conscientizar os alunos de que a reprodução é nociva à cultura e à educação do país. “Copiar é reproduzir o que não é nosso. O concurso foi uma iniciativa de despertar a importância sobre o Direito Autoral no Brasil. Somos contra a pirataria e a favor da proteção ao autor”, concluiu emocionado o presidente da ABDR e diretor da Editora Atlas, Enoch Bruder.

As redações dos alunos vencedores foram lidas durante o evento de premiação. “A parceria com a ABDR traz, de um lado, a filosofia da Secretaria de trabalhar com as competências leitora e escrita e, por outro lado, o compromisso social com os autores e a produção intelectual do país”, exemplificou a coordenadora da CENP, profª Sônia Silva.

A cerimônia de entrega dos prêmios contou com as presenças do presidente da ABDR, Enoch Bruder; os diretores Mauro Koogan Lorch, Guilherme Zingone e Jackson Alves e Coordenadora da CENP, profª Sonia Maria Silva.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Por Luciane Salles
V.C.