Educação: Convênio inédito possibilita formação universitária para 5 mil professores

Nesta primeira fase, 35 municípios aderiram ao PEC Municípios

qua, 19/02/2003 - 12h22 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Para atender à solicitação de diversas prefeituras do Estado, uma iniciativa da UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Ensino/SP – em convênio com a FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – e com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, inicia um programa que irá possibilitar formação universitária aos professores das redes municipais – o PEC Formação Universitária Municípios.

Nesta primeira fase, 35 municípios aderiram ao Programa. São mais de cinco mil professores distribuídos em 125 turmas. As atividades já tiveram início com o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática, que aconteceu de forma escalonada entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003. E no dia 22 de fevereiro se inicia o Módulo I, com a primeira Teleconferência do Programa.

O PEC Municípios atende professores de Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries das redes municipais do Estado e tem como objetivo atender antecipadamente o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a formação em nível superior para todos os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental até 2006.

A estrutura do PEC-Municípios segue o mesmo modelo do PEC – Formação Universitária, uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que ofereceu a formação universitária a 6.300 professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da Rede Estadual. O programa se utiliza de modernas mídias interativas como teleconferência, videoconferência e trabalho monitorado na Web, por meio da ferramenta de aprendizagem LearningSpace. O PEC-Municípios ainda terá um conteúdo complementar, a fim de atender às peculiaridades do Programa que abrange também a Educação Infantil.

Outra característica do Programa é a utilização de uma matriz curricular que trabalha os conteúdos por eixos temáticos e não por disciplinas, o que propicia uma visão mais integrada das diversas áreas do conhecimento. O conteúdo sobre Educação Infantil está sendo desenvolvido pela USP e PUC/SP, Universidades responsáveis pela diplomação dos professores alunos desta fase.

O PEC-Municípios terá a duração de dois anos, com carga horária mínima de 3.100 horas, distribuídas em até 28 horas semanais. As aulas acontecem de segunda a sábado em ambientes de aprendizagem instalados nos CEFAM’s (Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e outras unidades de ensino da SEE que compreendem salas de videoconferências, laboratórios de informática, salas-ambiente de estudos e de recepção de teleconferência.

A Secretaria Estadual de Educação cedeu a infra-estrutura tecnológica nos ambientes de aprendizagem e de geração de ensino e também disponibilizou os recursos didáticos e o material impresso básico de apoio utilizado no PEC-Formação Universitária para os professores da Rede Estadual.