Educação: Congresso Escola da Família debate papel da comunidade e dos educadores

Secretário Gabriel Chalita foi o responsável pelo encerramento do 1º dia do evento

qua, 24/08/2005 - 12h45 | Do Portal do Governo

No encerramento do primeiro dia de atividades do 2º Congresso do Escola da Família, na terça, 23 de agosto, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, falou sobre dois temas de relevância dentro da educação: leveza e consistência.

Ao conceituar a leveza na educação, o secretário disse que a palavra está ligada à riqueza da alma humana, da poesia, dos pensadores. E também das relações interpessoais e à leveza do professor. “A leveza significa ter a maturidade de entender esse tempo de espera. O educador precisa ser um entusiasta, a alma precisa de entusiasmo para estudar e observar fazendo uma escola melhor”, disse.

Para o secretário, a consistência é outra característica que o educador deve ter para conquistar credibilidade. Usou a frase de Carlos Drumond de Andrade para ilustrar o tema: “Cuidado por onde andas que é sobre os meus sonhos que caminhas”. Segundo ele, o educador tem a responsabilidade de saber o que é essencial para o aluno.

Para exemplificar como é a consistência dentro do programa Escola da Família, o secretário disse que trabalhar com o lúdico também traduz aprendizado. “É preciso ser consistente para saber que teatro, música e brincadeira também ensinam, que trabalhar a auto-estima desenvolve o aluno”.

Chalita também enfatizou que a escola pertence à comunidade que, por sua vez, deve se apropriar dela. Ele terminoua palestra dizendo que o Escola da Família é um programa versátil, em que existe muita troca de experiências dentro e incentivo à criatividade do educador.

Por Luciane Salles, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação

C.C.