Educação: Congresso do programa Escola da Família começa dia 23

Evento faz parte das comemorações dos dois anos de implantação do programa

dom, 21/08/2005 - 15h27 | Do Portal do Governo

Mais de 2 mil educadores, especialistas e interessados em educação vão se encontrar na semana que vem num evento que comemora os dois anos do Programa Escola da Família, da Secretaria de Estado da Educação. É o II Congresso de Educação do Programa Escola da Família: Reinventando a Escola, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, apresenta para a imprensa dados da 1ª etapa de uma pesquisa que está sendo realizada pela Fundação Seade sobre o Programa Escola da Família.

O II Congresso é o momento de avaliar e discutir o Escola da Família, ao lado de experiências inovadoras que buscam reinventar a função da escola no século XXI. Aberto ao público em geral, o evento debaterá temas como inclusão social, encontro de gerações, resgate de auto-estima, participação familiar, integração da escola formal com a informal, qualidade de vida, cultura de paz e protagonismo juvenil.

Congresso terá conferências da filósofa Márcia Tiburi, do jornalista Gilberto Dimenstein, do professor José Manuel Moran e do secretário Gabriel Chalita. Além disso, as 89 Diretorias de Ensino do Estado apresentarão experiências bem sucedidas nos quatro eixos de ação do Escola da Família: esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. As inscrições são gratuitas e ainda existem vagas para o primeiro dia do evento. Os interessados devem fazer inscrição pelo site www.escoladafamilia.sp.gov.br

Programa Escola da Família

Implantado em 23 de agosto de 2003, o Escola da Família abre 5.306 escolas da rede estadual paulista nos fins de semana, com centenas de atividades de esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. O programa chega ao segundo ano batendo recordes de público – mais de 140 milhões de participações múltiplas – e de aceitação, com forte impacto na redução dos índices de violência. Este é o resultado do comprometimento de 5.306 educadores profissionais, 30 mil educadores universitários bolsistas, mais de 40 mil voluntários, 5.306 diretores ou vice-diretores, 89 supervisores de ensino, 89 assistentes técnico-pedagógicos, 315 coordenadores de área e 89 dirigentes regionais de ensino.

Bons resultados no combate à violência

Depois da implantação do programa, as ocorrências contra a pessoa e o patrimônio nas escolas de todo o Estado caíram 39,5%, segundo pesquisas da Secretaria de Estado da Educação. Houve redução de 46,5% nas agressões físicas e acima de 81% no porte de drogas. Na vizinhança das escolas, os índices gerais de violência foram reduzidos em 36%.

Os dados das pesquisas confirmam que aumenta a preocupação e o cuidado da comunidade com as escolas em todo o Estado. Desde o começo do programa, as depredações caíram em 34,6%, as pichações em 35,3% e as invasões em 37,2%. Nas ocorrências contra a pessoa, a redução é ainda mais significativa: os furtos caíram 45,5%, e o porte ilegal de arma 38,1%.

Serviço

  • 2º Congresso do Programa Escola da Família

    Abertura: Terça-feira, dia 23 de agosto
    Horário: 10 horas
    Local: Palácio de Convenções do Anhembi
    Endereço: Rua Olavo Fontoura, 1.209 – Parque do Anhembi – São Paulo