Educação: Concurso sobre o Mercosul dá prêmio a aluno da rede estadual

Concurso foi promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos e pelo setor educacional do Mercosul

qui, 18/09/2003 - 11h45 | Do Portal do Governo

Com apenas 17 anos e inúmeros prêmios no currículo, o aluno Francivaldo Lourenço da Silva, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Vila Tupi, em Praia Grande, está entre os seis ganhadores brasileiros do 1º Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul 2003: O Gaúcho e o Cruzeiro do Sul, realizado em todos os países do Mercosul e associados.

Os representantes brasileiros, ao lado de outros estudantes, oriundos da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai, serão contemplados com uma viagem a Buenos Aires, em data que será divulgada até o fim deste mês. No roteiro, está incluído passeio pelos caminhos gauchescos, tema desenvolvido nos trabalhos de pesquisa.

O concurso foi promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos e pelo setor educacional do Mercosul, com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos e desenvolver o respeito à diversidade cultural.

De acordo com o regulamento, jovens das redes pública e particular de ensino, nascidos nos anos de 1986 ou 1987, que estivessem cursando o ensino médio, poderiam se inscrever por meio das escolas.

Investir no futuro

O aluno Francivaldo garante que o prêmio é fruto de esforço e dedicação. “Desenvolvi meu tema depois de muita pesquisa nas bibliotecas da escola e do município, nas quais busquei detalhes do assunto durante todo o período de férias escolares. Meu trabalho teve maior destaque em função da comparação feita entre os gaúchos do Brasil, da Argentina e do Uruguai”, acrescenta. Entre os planos do jovem destaca-se um em especial: conseguir uma bolsa de estudos e cursar Letras. Segundo ele, o prêmio foi mais um incentivo para sua caminhada.

A dirigente de ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, orgulha-se com o prêmio obtido pelo estudante. “A rede estadual de ensino é repleta de talentos, assim como o Francivaldo, mas nem todos conseguem se projetar por falta de oportunidades. Por isso, sempre estamos incentivando nossos alunos a participarem de concursos das mais diferentes áreas do conhecimento, para que cada um possa descobrir sua vocação. Investir nesses estudantes significa investir no futuro do País”, finaliza.

Renata Ferrarezi
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação

(AM)