Educação: Comunidades da região de S.J. dos Campos se unem para revitalizar as escolas

Para que a reforma termine antes do início das aulas, é realizado um rodízio entre os participantes do mutirão

ter, 03/02/2004 - 16h55 | Do Portal do Governo

Mais de 4 mil alunos da rede estadual da região de São José dos Campos serão beneficiados com a revitalização das fachadas das escolas neste novo ano letivo. Trata-se do projeto ‘Pinte na Escola Nestas Férias’, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação que promove a recuperação de fachadas e áreas internas das escolas contando com a participação de toda a comunidade.

A Secretaria de Estado da Educação fornece o material – latas de tinta, pincéis, rolos, lixas – e a comunidade entra com a mão de obra. O objetivo é tornar o espaço escolar um ambiente mais agradável para os alunos e integrar a comunidade com a escola. Os pais de alunos e as comunidades das Escolas Estaduais Profa. Dirce Elias, Edgar de Mello M. de Castro, Emano Ferreira Veloso, Joaquim de Moura Candelária e Profa. Zilda Altimira Soci se reuniram para fazer um mutirão de recuperação com a meta de deixarem as escolas limpas e revitalizadas para os alunos antes do início das aulas, previsto para o dia 9 de fevereiro.

Para que a reforma termine antes do início das aulas, é realizado um rodízio entre os participantes do mutirão. Cada voluntário vai à escola de acordo com sua disponibilidade de horário para colaborar com os serviços.

A participação da comunidade na reforma das escolas ajuda a criar a conscientização na valorização do patrimônio, principalmente, ao perceber o quanto é difícil cuidar da manutenção delas. Além de pais e alunos, o mutirão da região de São José dos Campos conta com o apoio dos comércios locais para executar a pintura. Os comerciantes de lojas de tintas, por exemplo, estão fornecendo assistência técnica, com funcionários orientando permanentemente os grupos na preparação de tintas para as paredes e escolha do material mais adequado para a pintura.

O trabalho da equipe que participa do mutirão não acabará com o término das pinturas das escolas. Será realizada uma campanha de conscientização de preservação do patrimônio público entre alunos e comunidades durante os meses de fevereiro e março.

Paola Martins da Secretaria da Educação
C.A.