Educação: Comemoração do Dia do Professor terá homenagens e surpresas no Palácio do Bandeirantes

A noite será exibido o filme “Dois Filhos de Francisco', com a presença do governador e da dupla Zezé Di Camargo e Luciano

seg, 17/10/2005 - 13h48 | Do Portal do Governo


Encontro no Palácio dos Bandeirantes terá homenagens e surpresas na festa em homenagem ao Dia do Professor

Cerca de 900 professores vindos de todo o Estado participam nesta segunda-feira, dia 17, da festa em homenagem ao Dia do Professor, no Palácio dos Bandeirantes, a partir das 20 horas. Entre eles, 89 educadores que se destacaram em suas atividades – sendo 28 da Capital e Grande São Paulo e 61 do interior do Estado – irão passar uma tarde com direito a visita ao Palácio dos Bandeirantes e chá com o governador do Estado, Geraldo Alckmin. Depois da visita, eles se juntarão aos colegas e demais convidados para assistir ao filme “Dois Filhos de Francisco”. O evento deverá contar com a presença do governador e também do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Na telona

Pelo menos 1.100 convidados são esperados no auditório Ulysses Guimarães para acompanhar a saga da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, contada a partir da luta de seo Francisco e dona Helena, pais dos artistas. Antes do filme, os quatro serão homenageados.

O jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho também participa da festa com uma palestra sobre cinema brasileiro. A programação inclui números musicais, com a participação de alunos da rede estadual, exposições de fotos, que mostram os bastidores do filme, e de instrumentos, como acordeon e violão. E ainda uma exposição sobre o Programa “Caminho das Artes”, da Secretaria de Estado da Educação, que tem proporcionado aos educadores a chance de estar mais perto das artes em geral.

Homenagens

A Secretaria da Educação presta a homenagem aos educadores desde 2003, quando foram selecionados 95 professores ativos mais antigos da rede em tempo de serviço e idade. Cada homenageado recebeu troféus e livros durante o almoço no Palácio. Em 2004, foram selecionados 89 professores que, além de atuarem em salas de aula e desenvolverem atividades de destaques nas comunidades, ainda participavam ativamente, como voluntários no Programa Escola da Família. Cada homenageado recebeu um computador, livros e caneta. Os prêmios, que serão entregues durante o Professor Destaque 2005, a partir das 16 horas, estão entre as surpresas reservadas para a festa.

Sobre o filme

Francisco, lavrador do interior de Goiás, tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja. Morando numa casinha de adobe, em meio ao nada e horas distante do vilarejo mais próximo, ele não mede esforços neste caminho.

Em 1990 Zezé Di Camargo e Luciano gravam e lançam um disco com a música ‘É o Amor’, composta por Zezé. Com a ajuda do pai, os filhos de Francisco conquistam as rádios e vendem um milhão de discos.

Zezé di Camargo e Luciano, os filhos de Francisco, comemoram neste ano 20 milhões de cópias vendidas.

A caminho do Oscar

“Dois Filhos de Francisco’, filme dirigido por Breno Silveira, é o longa-metragem nacional que será indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao Oscar 2006 representando o Brasil na categoria melhor filme estrangeiro. A lista com todos os concorrentes sai no dia 31 de janeiro do próximo ano e a entrega do prêmio será em março, em Los Angeles (EUA).

O anúncio foi feito pelo secretário do Audiovisual do MinC (Ministério da Cultura), Orlando Senna, e pela Comissão de Seleção, que esteve reunida na sede do ministério, em Brasília, para escolher um título dentre 12 inscritos. O longa do diretor Breno Silveira está sendo apresentado para disputar uma das cinco vagas para a 78ª Cerimônia Anual de Premiação – Oscar 2006, na categoria de melhor filme estrangeiro.

Secretaria de Estado da Educação