Educação: Cinema na escola e show de rap são destaques do Programa Parceiros do Futuro

As apresentações serão no próximo domingo, dia 3

qua, 30/10/2002 - 16h47 | Do Portal do Governo

O Programa Cinemam traz no próximo domingo, dia 3, filmes de curta e longa-metragem. A atividade é realizada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM).

O projeto é desenvolvido nas unidades-pólos do Parceiros do Futuro, programa desenvolvido em escolas estaduais durante os finais de semana que oferece aos alunos, pais e comunidade em geral atividades de lazer, culturais, esportivas e de entretenimento.

As apresentações serão às 14h30, nas escolas Professor Francisco Pereira de Souza Filho, em São Miguel Paulista, e Professor Jorge Rahme, em São Bernardo do Campo.

Também no domingo, das 12 às 17 horas, será realizada a apresentação de dez grupos de Rap na E.E. Prof. Adolfo Casais Monteiro, na zona sul da Capital. O show é gratuito e aberto à comunidade.

Confira a programação dos filmes

Na E.E. Prof. Francisco Pereira de Souza Filho (Rua Gonçalves Ribeiro, 50, São Miguel Paulista) serão apresentados cinco curta-metragens nacionais:

  • Espantalho (direção Alê Abreu) – garota descobre que o grande amor de sua vida não passa de um boneco de pano, recheado de palha e capim.

  • BMW – Vermelho (direção Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos) – operário desempregado, morador de uma favela na periferia de São Paulo, ganha uma BMW vermelha em concurso e vê sua vida se transformar num inferno.

  • Castelos de vento (direção Tânya Anaya) – animação com guache;

  • A Hora vagabunda (direção Rafael Conde) – um dia na vida de um jovem cineasta ciente de que são muitos os obstáculos para se filmar. E a cidade é apenas um deles.

  • Campo branco (direção Telmo Carvalho) – de forma coreografada, a relação de amor do homem nordestino com a chuva. Após a apresentação, o cineasta Paulo Alcoforado comanda discussão sobre a temática dos filmes.

    Na E.E. Prof. Jorge Rahme (Av. do Taboão, 3.550, Taboão, São Bernardo do Campo) serão apresentados quatro curta-metragens nacionais:

  • Clandestina felicidade (direção Marcelo Gomes) – ficção sobre fragmentos da infância da escritora Clarice Lispector, em Recife: a paixão pela literatura, o olhar curioso e perplexo e a descoberta do mundo;
  • Uma menina como outras mil (realização Beatriz Seig, João Baptista Pires, José Alves Jr.) – atrás da bolha de sabão, uma menina percorre a comunidade do Monte Azul e seus personagens;
  • Um passeio inusitado (realização Débora Ribeiro de Souza Vian, Roberta dos Santos Viana) – grupo de amigas procura diversão no cemitério;
  • Maracatu, maracatus (direção Marcelo Gomes) – documentário sobre as diversas gerações integrantes do maracatu rural. Após a sessão, o cineasta Paulo Lustig comanda discussão sobre a temática dos filmes.

    Show de Rap

    O Show de Rap acontecerá na E.E. Prof. Adolfo Casais Monteiro (Av. Manoel Alves Soares, 659, Jardim Colonial). O evento contará com participação de dez grupos de rap, formados por jovens da comunidade local. Os grupos são: Poetas da Periferia, Sangue Negro, Evolução Ideal, Rimas Mortais, Voz da Periferia, Pacíficos, Visão Negra, Grafite, Break Dance e Záfrica Brasil.

    A abertura do show contará com a performance do grupo de capoeira Terra Nova, também composto por jovens da comunidade. O evento é gratuito e aberto aos alunos e à comunidade.