Educação: Cinema, esporte e música são atrações em escolas estaduais

Atividades fazem parte do programa 'Parceiros do Futuro'

sex, 16/08/2002 - 13h04 | Do Portal do Governo

O Programa Parceiros do Futuro, da Secretaria Estadual da Educação, promove neste final de semana, dias 17 e 18, uma série de atividades em escolas da rede estadual de ensino. A programação inclui sessões de cinema, torneio de basquete e festival. As atividades são dirigidas aos alunos das escolas-pólos, unidades do entorno e comunidade da região.

Escola Estadual Governador Paulo Sarasate

Nos dias 17 e 18, sábado e domingo, a partir das 10 horas, a Escola Estadual Governador Paulo Sarasate realizará o Festival 13 anos sem Raul Seixas. O objetivo é resgatar este importante intérprete da Música Popular Brasileira (MPB) e grande ícone do rock brasileiro, por meio das mais variadas formas de arte – música, dança, pintura etc.

Horário: A partir das 10 horas
Local: Rua Inácio Pinto Lima, 199 – Cohab Prestes Maia no bairro de Guaianazes

Escola Estadual Parque Anhanguera

No domingo, dia 18 de agosto, às 14 horas, acontece na Escola Estadual Parque Anhanguera o programa Cinemam na Escola. Realizado pelo Museu de Arte Moderna (MAM) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o programa tem como objetivo oferecer aos alunos e à comunidade, gratuitamente, sessões de cinema com projeção de filmes de longa e curta-metragem, além de palestras, sob o comando do documentarista Paulo Alcoforado, a fim de debater e discutir a temática dos filmes.

Os filmes apresentados neste domingo serão:
Alex – retrata a história de um jovem que deseja se suicidar mas não consegue, e durante a tentativa encontra várias pessoas;
O Mundo segundo Sílvio Luís – diversos acontecimentos são narrados pelo locutor esportivo Sílvio Luís; e
Documentário Now, realizado a partir de fotos que ilustram o racismo nos Estados Unidos da década de 60.

Ainda serão exibidos trechos de filmes nacionais e internacionais e imagens de vários canais de tevês brasileiros.

Horário: A partir das 14 horas
Local: Rua São Marcos, 79, Perus

Escola Estadual Antoine de Saint Exupéry

Ainda no dia 18, a Escola Estadual Antoine de Saint Exupéry realiza o Torneio Super 10 de Basquete. O evento é promovido por técnicos coordenadores do Projeto Basquete na Escola em conjunto com a equipe de esportes do Parceiros do Futuro.

O torneio contará com a participação de 80 jogadores – alunos e integrantes da comunidade de sete escolas estaduais. Estes jogadores são treinados aos finais de semana por professores de Educação Física, organizadores e voluntários do programa Parceiros do Futuro. Além da escola que sedia o torneio, participam do Super 10 de Basquete, as escolas estaduais Professor Colombo de Almeida, João Amos Comenius, Casemiro de Abreu, Dr. Raul Briquet, Exército Brasileiro e Prof. Francisco Pereira de Souza Filho.

Horário: A partir das 9 horas
Local: Rua Antônio Ribeiro Morais, 184, Vila Santa Maria, zona Norte – São Paulo-SP.

Parceiros do Futuro

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com outras secretarias de Estado, sociedade civil e iniciativa privada, o Parceiros do Futuro tem como objetivo a criação de núcleos de convivência para comunidades menos favorecidas, por meio da prática de atividades esportivas, culturais, educacionais e de lazer, propostas em escolas aos finais de semana, como forma de prevenção à violência e de fortalecimento da cidadania.