Educação: Cepam leva 3 mil alunos da rede pública para conhecer o interior

Passeios de férias incluem mais de 70 destinos

sex, 11/06/2004 - 22h34 | Do Portal do Governo

A Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) recebeu 3 mil inscrições de crianças com idades entre 9 e 11 anos interessadas em participar da segunda etapa do Programa Caravanas do Conhecimento. São estudantes da rede pública de ensino que moram no litoral e Grande São Paulo e agora vão conhecer, em julho, o modo de vida, paisagens e a cultura do interior paulista.

Os passeios de férias incluem mais de 70 destinos, entre eles Brotas, Bocaina, Cravinhos, Capão Bonito, Nova Granada e Votuporanga. As visitas têm duração de quatro dias e serão realizadas de sábado até quarta-feira e do dia 19 até o dia 23.

Incluem ranchos e comunidades rurais. Na estadia, os alunos serão acompanhados por monitores e receberão informações sobre relevo, topografia, vocações e dificuldades regionais. Além disso, farão contato com animais, natureza, culinária e a rica cultura do interior.

Assim como muitas crianças da primeira etapa do programa não conheciam o mar, as que participarão do Redescobrindo o Interior, também nunca viram as paisagens rurais. E vão aprender como funciona uma fazenda, como é obtido o leite que chega embalado em suas casas e outros alimentos comprados nos grandes supermercados de suas cidades.

Conheça o Cepam

A Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) é um órgão ligado à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento fundada há mais de 30 anos. Presta assessoria para os municípios paulistas em questões de administração, processos jurídicos, financeiros e busca soluções para projetos que promovam o desenvolvimento municipal e regional.

O Cepam oferece cursos de capacitação em áreas de interesse da administração pública, como gerenciamento de recursos hídricos, habitação e urbanismo, democratização da informação digital, educação ambiental, noções de orçamento e contabilidade orçamentária, direitos da criança e do adolescente, geração de emprego e renda, mobilidade humana e transportes, desenvolvimento sustentável, ecoturismo, turismo rural e regional, educação tradicional indígena e outros.

É parceiro da Assembléia Legislativa do Estado, Associação Paulista de Municípios (APM), Bolsa de Valores do Estado (Bovespa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Fundação Konrad Adenauer e Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).