Educação: Centro de Línguas é destaque na rede pública estadual

Além do inglês, curso oferece também espanhol, francês, italiano, alemão e japonês.

qua, 02/06/2004 - 16h46 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos de Línguas é um programa da Secretaria de Estado da Educação que oferece aos alunos da rede pública de ensino a possibilidade de aprendizado de uma segunda língua estrangeira, além do inglês, que já faz parte do currículo escolar. O objetivo do Centro é promover oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão lingüística, enriquecimento curricular, acesso a outras culturas, além de ampliar as habilidades para inserção no mercado de trabalho.

Atualmente, existem 77 Centros de Línguas que atendem, por semestre, cerca de 50 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio, oferecendo cursos de espanhol, francês, italiano, alemão e japonês.

Os cursos compreendem seis estágios (semestrais), distribuídos por dois níveis. As aulas, quatro por semana, de 50 minutos cada, ocorrem fora do horário das aulas dos alunos.

Os cursos são abertos aos estudantes da rede estadual que estão cursando a partir da 6ª série do Ensino fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. As escolas que não possuem centros podem encaminhar seus alunos para escolas vizinhas.

O programa foi implantado em 1987, dando cumprimento à decisão do Governo do Estado de São Paulo de integrar o Brasil à Comunidade Latino-Americana. Por meio dele, dois alunos do Ensino Médio já foram premiados com viagens para a França, custeadas pelo Consulado Francês.

Atraídos pelos gibis, games e desenhos que hoje invadem o cinema e a TV, a busca das crianças e adolescentes pelo curso de língua japonesa teve aumento significativo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.