Educação: Centro de capacitação para professores será inaugurado hoje, em Santos

Irá atender quatro mil docentes da rede estadual de ensino

sex, 21/02/2003 - 9h00 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 21, às 10 horas, será inaugurado na E.E. Dona Escolástica Rosa, em Santos, um centro de capacitação para atender quatro mil professores da rede estadual de ensino. Três salas foram readaptadas para capacitar os docentes que lecionam nos quatro municípios (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) que constituem a Diretoria de Ensino da Região de Santos.

A Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 109 mil no centro. A escola foi escolhida entre outras opções porque dispõe de amplo espaço físico e fácil acesso.

De acordo com a dirigente de ensino de Santos, Mariangela Camba de Almeida, os educadores terão a oportunidade de aprender e se reciclar, sem sair da Região, utilizando recursos de qualidade e tecnologia avançada. ‘Vamos aproveitar o espaço da melhor forma possível, em períodos distintos para que todos possam ser beneficiados’, acrescenta a dirigente.

PEC- Município

O espaço servirá ainda para aproveitamento dos professores inscritos no Programa de Educação Continuada (PEC), uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo. O programa inédito oferece curso de nível superior aos professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil com formação em nível médio das redes municipais de ensino.

Nesta primeira fase, 35 municípios aderiram ao Programa, entre eles Guarujá e Bertioga. As atividades já tiveram início com o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática, que ocorreu de forma escalonada entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003.

Amanhã, dia 22, os professores da rede municipal de Guarujá estarão inaugurando o Centro de Capacitação Estadual, a partir das 8 horas, com a primeira Teleconferência do Programa.

A estrutura do PEC-Municípios segue o mesmo modelo do PEC – Formação Universitária que ofereceu curso superior à 6.300 professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da rede estadual.

O programa se utiliza de modernas mídias interativas como teleconferência, videoconferência e trabalho monitorado na Web, cedidos pela Secretaria da Educação aos municípios conveniados, que farão o pagamento dos docentes.

O PEC-Municípios ainda terá um conteúdo complementar, a fim de atender às peculiaridades do Programa que abrange também a Educação Infantil. O PEC-Municípios terá a duração de 2 anos, com carga horária mínima de 3.100 horas, distribuídas em até 28 horas semanais.