Educação: Central de Atendimento registra recorde de consultas

Registros subiram de 101 mil, em 2001, para 497 mil, em 2002

qua, 08/01/2003 - 15h03 | Do Portal do Governo

O número de registros da Central de Atendimento da Secretaria Estadual da Educação subiu de 101 mil, em 2001, para 497 mil, em 2002. O aumento significativo no número de consultas revela a importância deste canal de comunicação e informação implantado pela Secretaria.

O serviço, criado há dois anos, é destinado à população em geral e visa dar esclarecimentos sobre assuntos relacionados à área da educação, tais como: legislação de ensino; estatística educacional; endereços e telefones (escolas e órgãos oficiais); programas e projetos; informações gerais sobre a educação básica; encaminhamento e resolução de dúvidas e reclamações. O público interno também tem acesso a esclarecimentos sobre a vida funcional, estrutura da rede, atividades de ensino das escolas, programas de capacitações e outros.

No mesmo espaço, onde atualmente está instalada a Central de Atendimento da Secretaria da Educação, funciona também o Centro de Excelência de Atendimento ao Professor, que tem como objetivo dar apoio aos professores em sua jornada de trabalho e possibilitar seu constante aprimoramento.

Centro de Excelência de Atendimento ao Professor

Nesse Centro, o contato é feito através do site da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br), que permite ao profissional sanar dúvidas, receber orientações, refletir sobre suas ações a respeito de situações que envolvam o comportamento dos jovens e a relação professor-aluno na sala de aula. Inaugurado em julho de 2002, o Centro de Excelência já realizou mais de 890 atendimentos.

São temas relacionados a manifestações de violência no contexto escolar, sexualidade, drogas, alcoolismo, DST/AIDS, gravidez na adolescência, tratamento aos alunos portadores de necessidades especiais auditivas, físicas, visuais, de ordem emocional e os chamados superdotados. As questões são encaminhadas por e-mail e respondidas por uma equipe de especialistas, o mais rápido possível.

‘Queremos saber um pouco mais sobre o nosso professor, bem como a sua opinião a respeito dos programas e ações implementados na rede estadual de ensino. Respondendo à pesquisa, os professores estarão nos fornecendo importantes subsídios para o redimensionamento de nossas atividades’, explica o professor Gabriel Chalita, secretário da Educação.

Serviço:

Central de Atendimento
Horários: das 8 às 19 horas – de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800-77-00012 (a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer parte do Estado)
– Pessoalmente: Praça da República, 53 – sala 20 – São Paulo/SP
– Internet: pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br
– Fax: (0xx11) 3259-1554