Educação: Casa de Cultura Salvador Ligabue realiza Mostra Cultural de 25 escolas estaduais

Exposição reúne artistas plásticos, dançarinos, pintores e atores

ter, 06/12/2005 - 18h27 | Do Portal do Governo

A Casa de Cultura Salvador Ligabue, no Largo da Matriz, Freguesia do Ó, recebe até o dia 7 de dezembro, uma Mostra Cultural de 25 escolas estaduais da região. O programa reúne artistas plásticos, dançarinos, pintores e atores que estudam na rede estadual na DE Norte 1.

O programa desta terça-feira mostrou o trabalho de grupos de dança durante a tarde toda. Entre os destaques, estão os Embatucadores, da escola Flamínio Fávero; o coral e a dança Afro, indígena e Amazônica, da Dalila de Andrade Costa e o grupo musical da Genésio de Almeida Moura. Houve também apresentação de ginástica rítmica e cantata de Natal.

Nesta quarta- feira (7), a partir das 9:30, entram em ação os dançarinos circulares, de celebração. Mulheres sensuais fazem o contorno da dança do ventre mas há espaço para outras tribos: percussão pesada e rock.

“Estamos tentando através dos espaços culturais existentes na nossa região dar maior visibilidade aos trabalhos culturais, não ficando dessa forma restritos apenas às escolas. Não tenho dúvida de que a aproximação dos alunos dos diversos bairros possa melhorar a relação dentro da nossa comunidade. Isso ajuda os alunos na elaboração de uma cultura estética e artística, que expresse com clareza a sua vida na sociedade”, explica o professor Luiz Carlos Tozetto, um dos coordenadores da Mostra.

Junto com a Mostra Cultural, ocorre o X Encontro de Educadores, evento que já virou tradição entre os profissionais da DE Norte 1 e que termina nesta sexta-feira (9).

O objetivo do encontro de educadores é trocar experiências bem sucedidas em sala de aula. Este ano o tema é ‘Gestão Educacional a formação da identidade do educador’.

O programa desta quarta será aberto às14h com a palestra: “ Águas, áreas, volumes, energia elétrica e desperdícios”, do professor de Física, Francisco Rodrigues, da escola Hermano Marqueti. O educador vai contar como funciona o projeto desenvolvido com alunos do terceiro ano do ensino médio.

No dia 8 de dezembro, professores discutem o trabalho realizado pelo Progestão. Haverá ainda algumas oficinas que o Núcleo Regional de Tecnologia vai oferecer aos professores, como Internet na educação, construção de maquetes e gestão de aprendizagem.

No dia 9 de dezembro, haverá a palestra com o professor de Fiolosofia, Donizete de Paula, sobre o tema: Ética na Pedagogia da alegria e dos afetos. Logo após, oficina de jogos cooperativos, voltada aos professores de Educação Física. No período da tarde, a palestra “Um passeio pela Leitura das Mídias”, com a professora Adriane Hipólito, bolsa mestranda da rede, e a oficina : Sedução pela leitura, com a professora Claudia Petre, do CENPEC, além de outras atividades.

Da Secretaria da Educação

J.C.