Educação: Campinas comemora os 100 anos da Escola Estadual Carlos Gomes

Estão programadas apresentações de música, dança, coral e concerto

ter, 13/05/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


A Escola Estadual Carlos Gomes, de Campinas, inaugurada em 13 de maio de 1903, comemora a partir de hoje o seu centenário, com uma série de eventos que serão realizados até sexta-feira, dia 17. Estão programadas apresentações de coral, concerto, shows de música e dança, reunindo convidados e toda a comunidade escolar.

Em 1919 foi iniciada a construção do prédio atual, com projeto do arquiteto César Marchisio. Em 1987, a construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico.

Por suas salas passaram alunos como a atriz Regina Duarte e Rubem Costa, membro da Academia Campineira de Letras.

Atualmente a escola possui corpo docente de 110 profissionais e 2.200 alunos. Conta, ainda, com duas salas de recursos para deficientes visuais e uma sala para portadores de necessidades especiais.

Destaques da Agenda de Eventos

Haverá shows durante toda a semana sobre várias épocas da música brasileira, desde o final do século XIX até a década de 90, destacando, quando possível, a produção dos campineiros. As apresentações serão na quadra, sempre às 12 horas, em palco coberto.

Um casal de alunos, do grupo de teatro escolar Fênix, apresentará o panorama sócio-cultural do período abordado em linguagem de fácil acesso aos colegas.

13/5 – o Grupo de Música Brasileira apresenta músicas do fim do século XIX até os anos 20: destaque para obras de caráter popular do maestro Carlos Gomes;

14/5 – música dos anos 30, 40 e 50 com o grupo Bons Tempos: destaque para composições dos campineiros Denis Brian e Oswaldo Guilherme;

15/5 – o músico campineiro Edu Passeto e banda interpretam canções das décadas de 60 e 70;

16/5 – a banda Quatro Fatos toca o pop/rock brasileiro dos anos 80 e 90 com canções de Barão Vermelho, Kid Abelha, Legião Urbana, entre outros.

A E.E. Carlos Gomes está localizada na Avenida Anchieta, n° 80, na região central de Campinas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3231-3033.

(LRK)