Educação: Campanha de Desarmamento Infantil mobiliza alunos e comunidade

Lançamento da campanha será realizado nesta segunda-feira, dia 15

seg, 15/09/2003 - 8h43 | Do Portal do Governo

Oito mil alunos de escolas estaduais de São Paulo participam do lançamento da ‘Campanha do Desarmamento Infantil’, nesta segunda-feira, dia 15, no Ginásio José de Almeida, Ibirapuera.

O evento tem apoio das Secretarias Estaduais de Educação, de Segurança Pública, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Juventude, Esporte e Lazer.

A programação da campanha conta com a participação de 200 escolas estaduais de Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série – e apresentações de fanfarras, grupos de dança, forró, bandas e quadrilhas de seis escolas, das 9 às 14 horas, sob o comando de ‘Atchim e Espirro’, ‘Dog Show’, ‘Cristina Fruj’ e ‘Banda da Polícia Militar’.

Com iniciativa da Editora Abril e da Dinap (Distribuidora Nacional de Publicações), o evento acontece pela primeira vez na capital, depois do sucesso em outros Estados e cidades do interior de São Paulo. A parceria pretende beneficiar, direta e indiretamente, cinco milhões de pessoas, entre público e estudantes.

Visando à valorização da cultura de paz e cidadania por meio do desenvolvimento e incentivo do hábito da leitura, a campanha tem destino certo para durar até o fim de novembro em todas as escolas estaduais de Ensino Fundamental da capital. Cada escola se transformará em posto de arrecadação de armas de brinquedo em troca de revistas infantis. As 40 escolas que mais arrecadarem armas serão premiadas com a assinatura anual da ‘Revisteca’, kit com mais de 10 títulos de revistas da Editora Abril.

Após a arrecadação, por volta do dia 15 de novembro, todas as armas infantis serão guardadas nos armazéns da Polícia Militar. No final da campanha, serão destruídas por rolos compressores na cerimônia de encerramento, prevista para o final de novembro.

Sobre a Campanha de Desarmamento Infantil

A campanha começou em 2001 com a iniciativa da Dinap em parceria com prefeituras e outras instituições gerais. A idéia surgiu quando um jornaleiro integrante do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Barueri viu uma criança, acompanhada da mãe, apontar uma arma de brinquedo para um ônibus. O Conseg propôs, então, uma campanha, que começou naquela cidade.

Muitas cidades do interior de São Paulo e de outros Estados já participaram da iniciativa. São elas: Manaus (AM), Cachoreira do Itapemirim (ES), Osasco (SP), João Pessoa (PB), Diadema (SP), Campinas (SP), Betim (MG), Itapeva (SP), Piracicaba (SP), Teófilo Otoni (MG), Rio das Pedra (SP), Barueri (SP), Taboão da Serra (SP), São Caetano do Sul (SP), Jaú (SP), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ipatinga (MG), Santos (SP), Belo Horizonte (BH), e Passo Fundo (RS).

Campanha de Desarmamento Infantil
Data: 15 de setembro, 2a feira
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Ginásio Geraldo José de Almeida s/nº – Ibirapuera