Educação: Câmera vira arma contra criminalidade em escolas de São José dos Campos

nd

sex, 22/02/2002 - 18h48 | Do Portal do Governo

Estado vai gastar R$ 73,5 mil para instalar equipamentos anticrime nas unidades mais vulneráveis de São José dos Campos

Os sistemas de alarmes e de monitoramento através de circuito interno de TV, comuns em grandes empresas e instituições financeiras, também estão se tornando armas contra os vândalos e ladrões nas escolas da rede estadual de ensino de São José dos Campos. Os equipamentos começaram a ser instalados este mês em 25 escolas.

O projeto de reforço da segurança foi anunciado pela Secretaria de Estado da Educação, em agosto do ano passado, e começa a ser implantado nas escolas que possuem ensino médio, consideradas as mais vulneráveis. A cidade possui 85 escolas estaduais.

A dirigente regional de Ensino, Sônia Maria Silva, disse que das 25 unidades selecionadas para receberem os equipamentos, 12 que tiveram maior índice de roubos ganharão circuito interno de TV. As 13 restantes receberão sistema de alarme. Cinco escolas já estão com as câmeras funcionando.

O objetivo é diminuir os casos de furto e roubos de equipamentos eletrônicos e de informática, apontados como o principal problema da rede, e atos de vandalismo, como as pichações e destruição do patrimônio. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, o governo destinou R$ 73,5 mil para a compra dos equipamentos.

‘Em janeiro foram roubados três TVs 29 polegadas e três videocassetes. Eram equipamentos utilizados no Telecurso. Foi uma perda muito grande’, disse a diretora Célia Duarte, da escola Edgar de Mello Mattos de Castro, no bairro Campo dos Alemães.

O proprietário de uma das empresas especializadas contratada, Wilson Luiz de Souza, disse que os alarmes disparam ao detectar qualquer movimento. O sistema utiliza sensores infra-vermelhos. ‘O aparelho opera sozinho e o alarme é armado durante a noite. Um sistema completo leva em média cinco dias para instalar’, disse Souza.

A diretora da escola Pedro Mazza, no Jardim da Granja, Márcia Swaid, disse que o equipamento servirá para reforçar a segurança e evitar furtos. A escola também recebeu seis câmeras, que começam a funcionar esta semana.

Algumas escolas não esperaram as providências do Estado, como a professora Lourdes Camargo, no Jardim Colonial, que possui, desde 1999, grades em todas janelas, cadeados nos portões, telas de arame farpado nos muros e seis câmeras de vídeo. Além disso, uma empresa de segurança faz o monitoramento eletrônico por alarmes.