Educação: Bovespa lança concurso nas escolas públicas

Parceria com a Secretaria vai dar incentivo a quatro milhões de alunos

seg, 11/08/2003 - 15h17 | Do Portal do Governo

Após distribuir 6,2 mil kits educacionais para todas as escolas da rede pública do Estado de São Paulo, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fecha mais uma parceria com a Secretaria de Educação da região visando incentivar os alunos a aplicarem os conceitos de economia desenvolvidos em sala de aula. O programa ‘Bovespa na Escola’ consiste em um concurso para eleger os melhores trabalhos dos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre o tema ‘O que é a Bolsa de Valores’.

Os trabalhos, que deverão ser feitos em grupos de cinco a 10 alunos, com um professor orientador por grupo, podem ser apresentados nas seguintes modalidades: criação de um site; história em quadrinhos e reportagem. Cada grupo deverá adotar um nome fantasia e se inscrever em apenas uma modalidade. Todos os trabalhos devem tomar por base o Programa Educacional Bovespa – projeto criado em 1989 com o objetivo de permitir que estudantes e público em geral conheçam o funcionamento do mercado de capitais.

As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro de 2003, através do preenchimento do formulário que se encontra à disposição no site da Bovespa, www.bovespa.com.br. A seleção dos trabalhos será feita em três fases. A primeira ocorre em cada unidade escolar, onde uma Comissão que será formada a critério do diretor da instituição de ensino selecionará o melhor trabalho em cada modalidade e nível de ensino. Os trabalhos escolhidos deverão ser encaminhados à Diretoria de Ensino até 5 de setembro de 2003.

Na segunda fase de seleção, a Comissão da Diretoria de Ensino escolherá o melhor trabalho das escolas que estão sob sua jurisdição também em cada modalidade e nível de ensino. Essa Comissão, que será formada por supervisores de ensino e integrantes das Oficinas Pedagógicas e dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTEs), terá até 18 de outubro de 2003 para enviar os trabalhos selecionados à Bovespa, via internet, através do endereço especialmente desenvolvido, bovespanaescola@bovespa.com.br.

A última etapa consiste na escolha das duas melhores obras de cada
modalidade e nível de ensino pela Comissão da Bovespa, até 21 de novembro de 2003. Essa Comissão, que também é integrada por representantes da Secretaria da Educação, indicará, ainda, a escola com o maior número de trabalhos desenvolvidos. Os resultados serão publicados pelos meios oficiais do órgão estadual e da Bovespa até 28 de novembro de 2003.

Os dois grupos com os melhores trabalhos de cada modalidade e nível de ensino receberão R$ 2 mil cada. Além disso, os professores orientadores de cada grupo vencedor ganharão um DVD; os diretores das escolas dos grupos eleitos receberão um Palm Top; e as escolas dos grupos vencedores e a instituição de ensino que apresentou o maior número de trabalhos ganharão um microcomputador cada. A cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para ocorrer no início de dezembro deste ano.

Parcerias do Projeto Educacional

Secretaria do Estado da Educação
Em março deste ano, todas as escolas da rede pública receberam kits
educacionais com dois filmes de animação sobre economia, um guia de
orientação para uso do professor e uma cartilha que aborda noções de
mercado.

Ibmec
As Faculdades IBMEC também fecharam recentemente uma parceria com a
Bovespa, ao decidir incorporar ao seu currículo a disciplina Mercado de Capitais, facilitando a interação dos universitários com o ambiente da Bolsa.

FGV / Faap
A Bovespa mantém uma sala de aula na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outra na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Além disso, a Bovespa deixa à disposição dos alunos informativos sobre o mercado de ações.

Clube Cia Invest
Uma parceria com o grupo de professoras do Clube Cia Invest garante
contato com órgãos públicos, sindicatos e federações de ensino para a utilização dos kits do Programa Educacional Bovespa também nas escolas particulares.

da Secretaria de Estado da Educação

GB