Educação: Biblioteca Ler é Saber do Poupatempo Santo Amaro cativa crianças e adultos

Usuário cadastrado pode retirar livro para ler em casa

qua, 02/07/2003 - 13h57 | Do Portal do Governo

Revista D.O. Leitura – ano 21 – número 6 – junho de 2003


O Poupatempo é como o velho bombril: tem mil e uma utilidades. O Posto de Santo Amaro, na Capital, não oferece só atendimento rápido e eficiente para o público que necessita de emissão de documentos. Ele oferece também cultura por meio da biblioteca Ler é Saber, que funciona há pouco mais de seis meses, graças a uma parceria que inclui o Governo do Estado, o Ministério da Cultura, o Instituto Brasil Leitor e a cadeia de supermercados Barateiro, patrocinadora da iniciativa.

‘Não conhecia o espaço mas com certeza vou freqüentá-lo mais vezes’, diz, entusiasmada, Rosemary Bravo. Moradora de Interlagos, Rosemary já completou o 2º grau e trabalha como caixa de supermercado, tendo de esperar, próximo dali, um dos ônibus que a leva ao trabalho. ‘Enquanto o ônibus não chega, leio’, conta. Devoradora de livros, quando morava em Santa Cecília freqüentava a Biblioteca Monteiro Lobato e a do Centro Cultural, de onde retirava livros para ler em casa.

Essa facilidade Rosemary também encontra na Ler é Saber, informa a bibliotecária Priscila Gomes. Para tornar-se sócio e levar o livro para casa, por até quinze dias, o usuário só precisa levar uma foto, apresentar o RG e um comprovante de residência. A biblioteca tem um acervo de 3.400 livros, incluindo infantis, infanto-juvenis, literatura geral e complementar. Tem ainda um espaço infantil especialmente planejado para conquistar as crianças.

Roseane de Paula, mãe de Kewin, de três anos, trouxe o filho mais para incentivar. ‘Agora o documento ficou pronto e não consigo levá-lo embora de tão envolvido que está com os livros e a brinquedoteca’.

Darlene da Silva Lima, de oito anos, cursa a 3ª série do ensino fundamental e sempre teve familiaridade com a leitura. ‘Tenho muitos livros em casa, meus pais compram, a escola dá, mas gosto mesmo é de acompanhar minha mãe ao Poupatempo. Tenho paixão pela biblioteca porque posso escolher à vontade’.

Segundo a bibliotecária, o espaço é freqüentado, diariamente, por mais de 300 pessoas, a maioria adolescentes entre 11 e 13 anos, estudantes da região, aposentados e, é claro, usuários do Poupatempo. Aos sábados, oferece programação cultural, como a dos contadores de história. ‘De cinco em cinco minutos isso aqui lota. Do início do funcionamento até fevereiro mais de 18 mil atendimentos foram realizados. Quem vem ao Poupatempo para renovar documentos sempre volta por causa da biblioteca’.

São dados preciosos, na opinião de outro freqüentador, o desenhista José Luís Ortega. ‘É uma clara demonstração de que o hábito da leitura pode ser adquirido e readquirido quando bem incentivado’, analisa.

(LRK)