Educação: Barretos inova ao combinar a dança e a matemática

Projeto Metamorfose da Borboleta é desenvolvido com alunos de 1ª a 4ª série

qua, 20/07/2005 - 11h57 | Do Portal do Governo

Um professor de Arte e uma professora de Matemática da Oficina Pedagógica de Barretos criaram uma forma de combinar a dança aos conceitos matemáticos, que será aplicada nas turmas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.

O projeto, batizado de Metamorfose da Borboleta, foi desenvolvido em junho como trabalho interdisciplinar para os professores. Os educadores que foram capacitados levarão o método às escolas da região do começo do segundo semestre até a segunda quinzena de setembro.

A Metamorfose da Borboleta segue os princípios de Rudolf von Laban, coreógrafo húngaro do século XX. Laban era arquiteto de formação, tinha uma posição política progressista e achava que dança não podia ser uma atividade somente do dançarino.

Segundo a professora Maria Regina, uma das criadoras do projeto, Laban estudou a essência do movimento e pesquisou trabalhos primitivos, como ceifar, cortar lenha, bordar, entre outros. Ele baseou sua técnica em quatro fatores: fluência, espaço, peso e tempo.

A professora cita uma frase do coreógrafo para explicar seus princípios: ‘O propósito do homem é sua existência festiva, não no sentido de empanturramento ou do despropósito, mas como meio de desenvolver sua personalidade, de alçá-lo às esferas da vida que o distinguem dos animais irracionais’

‘As atividades não farão dos alunos profissionais de dança, mas sim leitores desta área de conhecimento’, acredita o Assistente Técnico Pedagógico de Arte da Diretoria de Ensino de Barretos, profº Clodoaldo Ailton Coltri, que colaborou com a professora Maria Regina no projeto. A Metamorfose da Borboleta subsidia a prática do ensino de dança para os alunos de 1ª a 4ª séries por meio de referências teóricas, estudos, pesquisas e oficinas.

Os Princípios do Movimento de Laban

Fluência: é uma ininterrupta conexão de ações que se dão em três dimensões. O movimento tridimensional pede construções de espaço mais complexas que as dimensões simples e é observado nos Planos (junções de duas dimensões) e nas Diagonais (junções de três dimensões).

Espaço: Trata-se de uma arquitetura do movimento humano, que envolve o conceito das formas cristalinas – Tetraedro, Octaedro, Icosaedro, Cubo, Dodecaedro. A integração com a matemática é nítida neste conceito, que envolve o movimento através do espaço em um volume com múltiplas direções .

Peso: o bailarino clássico lutava contra a força da gravidade por meio do equilíbrio e da força ascensional. Laban fez uso do peso. Ele determina a dinâmica do movimento e as mudanças contínuas entre o equilíbrio e o desequilíbrio.

Tempo: Laban preferia falar de sustentado e súbito no lugar de lento e rápido por achar que estes são termos quantitativos, enquanto sustentado e súbito exigem uma atitude interna de sustentação do tempo ou de aceleração do tempo, gerando aspectos qualitativos.

Quem quiser visualizar o projeto, é só entrar no fotolog produzido no endereço: www.metamorfosedaborboleta.nafoto.net

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.