Educação: Banda de escola estadual ganha título em Minas Gerais

Concurso vencido por estudantes de Pirassununga foi disputado em Minas Gerais

qui, 07/07/2005 - 17h18 | Do Portal do Governo

Eles têm entre 12 e 15 anos. Apesar da pouca idade, já acumulam seis anos de experiência quando o assunto é tirar som de instrumentos como zabumba, surdo, caixa de guerra, caixa de repique, lira e prato. Estamos falando da banda de percussão da Escola Estadual Profª Therezinha Rodrigues , da cidade de Pirassununga.

Apaixonados pelo que fazem, os alunos de 5 a 8 série do ensino fundamental da escola, que compõem a banda, esbanjam ritmo na hora de conciliar os estudos com os ensaios, realizados três vezes por semana e também aos sábados e domingos, dentro do Programa Escola da Família, voltado para atividades de esporte, cultura e lazer dentro da unidade escolar.

DEDICAÇÃO E VITÓRIA

Tanto esforço por parte dos 45 integrantes trouxe resultados pra lá de gratificantes. No último domingo, dia 3, a fanfarra da Escola Estadual Profª Therezinha Rodrigues foi a campeã do 1º CONFABAN – Concurso de Fanfarras e Bandas , realizado junto com a 3ª etapa do CIFABAN – Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas . O evento foi realizado no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Além de ser a campeã na categoria Banda de Percussão , a fanfarra da escola estadual faturou ainda o primeiro lugar nos quesitos baliza , corpo coreográfico , corpo musical e mor , integrante que vai à frente da fanfarra, conduzindo o grupo.

ESFORÇO QUE FAZ A DIFERENÇA

Para o coordenador pedagógico da escola, José Augusto Prando, os prêmios são a recompensa pelo esforço e pelas dificuldades que eles enfrentam para estudar, ensaiar e viajar para participar de concursos. “É emocionante ver nos olhos deles, os alunos, a satisfação e a alegria ao perceberem que são capazes de fazer a diferença.”

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.