Educação: Autovias doa 500 livros de literatura infantil a escolas públicas

Os 500 exemplares serão entregues às escolas públicas que participam do programa Amigos da Estrada, da Autovias.

dom, 11/05/2003 - 16h53 | Do Portal do Governo

A concessionária Autovias S.A., por meio de seu programa de Educação para o Trânsito Amigos da Estrada, faz doação, nesta segunda-feira, dia 12, de 500 exemplares do livro Portinholas. De autoria da escritora Ana Maria Machado, os livros serão entregues às escolas de Brodowski e Batatais.

Participarão do evento a Secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, o diretor-geral da Autovias, José Carlos Ferreira de O. Filho, a diretora do museu, Angélica Fabbri, e a escritora Ana Maria Machado, recém-empossada na Academia Brasileira de Letras.

Os 500 exemplares serão entregues às escolas públicas que participam do programa Amigos da Estrada, da Autovias, desde 2001.

Cândido Portinari

Durante este ano serão desenvolvidas atividades educativas com o livro, em parceria da Autovias com o Museu Casa de Portinari.

De acordo com a autora, Portinholas levou anos amadurecendo até ser escrito. Ele nasceu de dois projetos distintos: um era fazer uma história ilustrada com pinturas de Portinari e o outro, a idéia de trabalhar com desenhos infantis e explorar as diferenças entre expressão pessoal e criação artística, de um jeito atraente para crianças, sem dar a impressão de aula.

‘O livro fala da descoberta das obras do pintor brasileiro Cândido Portinari por uma menina que adorava ver o mundo por meio de desenhos, figuras e pinturas.’

Literatura infantil

Com desenhos de Luísa Martins Baêta Bastos, filha de Ana Maria Machado, feitos quando pequena, a obra foi uma maneira que a escritora encontrou para festejar o centenário do pintor, que acontece este ano.
Portinholas tem 48 páginas e impressão colorida. É ilustrado com 22 pinturas e desenhos de Cândido Portinari, entre eles Menina com tranças e laços azuis, Cabeça de menina, Menina sentada, Menina com laço, Arrastão, Padre Anchieta, Os carneirinhos, O menino e a gaita, Palhacinhos na gangorra, Meninos no balanço e Meninos soltando pipas.

O Projeto Amigos da Estrada é um programa continuado de educação para o trânsito. Visa a melhorar as atividades desenvolvidas nas escolas e conscientizar a população de Franca, Batatais, Brodowski e Ribeirão Preto, particularmente dos bairros próximos às rodovias SP-334 e SP-255, a respeito das responsabilidades dos pedestres para a garantia da segurança no trânsito.

A Autovias, patrocinadora do projeto, e os parceiros envolvidos colocaram à disposição recursos financeiros, humanos e físicos para sua implementação.

A literatura infantil é a linha mestra da condução pedagógica do programa, permitindo ao educador trabalhar o tema Educação para o Trânsito, de forma transdisciplinar, conforme recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação.


A Autovias administra 317 quilômetros de rodovias na macrorregião de Ribeirão Preto. A doação será feita no Museu Casa de Portinari, Praça Portinari, 298, em Brodowski/SP