Educação: Ato pela paz reúne mil crianças e encerra campanha pelo desarmamento

EE João Cruz Costa promove troca de armas de brinquedo por presentes

sex, 03/09/2004 - 10h31 | Do Portal do Governo

Vestidos de branco, os alunos da EE João Cruz Costa levaram pombinhas de papel e balões com mensagens de paz pelas ruas da favela do Jaguaré, Zona Oeste da Capital. A Caminhada pela Paz e pelo Desarmamento reuniu na última quarta-feira, dia 1º, alunos, pais e toda a comunidade em torno da campanha pela prevenção contra a violência.

O evento começou com a apresentação da ginástica oriental Lien Ch´i. Os alunos cantaram o Hino pela Paz e o Hino Nacional, este, acompanhado pela banda da Polícia Militar. Na seqüência, os estudantes apresentaram um festival de música popular. A caminhada seguiu até o relógio do Jaguaré, um marco do bairro, onde foi feito um ato a favor da paz.

Na volta à escola, os alunos puderam trocar suas armas de brinquedo por um kit contendo jogos educativos. “As crianças se impressionaram bastante e ficaram felizes, assim como a escola, os pais e a comunidade. Sentimos termos plantado uma semente por um mundo melhor”, disse a diretora da escola, Irian Regina.

Participaram do evento representantes da empresa parceira O´Gara-Hess & Einsenhardt (responsável pela doação dos kits de brinquedo), coordenadores do Grupo Aquarela e Márcia Kzar, da agência de publicidade Kzar Atelier Comercial, que uniu as duas instituições em torno do projeto.

A passeata comemorou o encerramento da campanha iniciada há um mês na escola. O projeto teve início quando os professores da EE João Cruz Costa participaram de um curso de valorização dos conceitos de ética, moral e cidadania junto ao SESI e ao Grupo Aquarela, associação beneficente dos funcionários da Editora Globo. A abertura da campanha foi feita no Teatro do Jaguaré Media Centre, com a apresentação de uma peça sobre o desenvolvimento dos valores humanos.

Evelyn Carvalho, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

(VC)