Educação: Arte e muita cor na volta às aulas em Araçatuba

Professora de Artes e alunos voluntários deram nova vida às paredes da escola

ter, 01/03/2005 - 15h11 | Do Portal do Governo

Na volta às aulas, os pais e estudantes da EE Prof. Purcina Elisa de Almeida foram surpreendidos: as paredes e os pilares do refeitório e do palco estavam “vivos”. A professora de Artes Clarice Vieira Marques Donato e um grupo de alunos pintaram paisagens em estilo impressionista naqueles espaços.

Fernando da Silva Santos, aluno do 3º ano do Ensino Médio, participou assiduamente da pintura, que levou três semanas para ser concluída. Segundo a professora Clarice, ele foi um dos alunos que mais se destacaram durante as aulas: “Ele não sabia pintar, desenhar, nada. Nunca vi alguém se dedicar tanto quanto ele”. Hoje o rapaz está mais hábil na pintura, tanto que até já consegue vender algumas telas de sua autoria.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação

F.C.

Uma servente, a inspetora de alunos, e até estudantes que não tinham aula com Clarice ajudaram. Os que tinham menor traquejo com os pincéis pintaram o fundo, para que os outros pudessem fazer os detalhes.

A nova decoração foi possível graças ao espírito de voluntariado dos artistas. Fernando além da pintura, ajuda na biblioteca da escola em horário extraclasse, e dá aulas de italiano no programa Escola da Família. Já a professora Clarice sempre está disponível para ajudar a escola: “Costumo pintar sempre que me chamam, mas cobro, até para selecionar os pedidos, já que também sou dona-de-casa. Mas para escola e para igreja eu não cobro”.

A pintura foi bem recebida por todos que freqüentam a escola, o que motiva Clarice a levá-la para outros ambientes e envolver mais alunos. Para Fernando o segredo está na temática: “Paisagem é um desenho que não cansa e estimula o relaxamento”.