Educação: Araraquara sedia sexta edição da Feira de Profissões da UNESP

Realizada em Araraquara, entre os dias 23 e 25, evento orienta jovens sobre a escolha da profissão

ter, 22/07/2003 - 13h42 | Do Portal do Governo

Do Portal Unesp


Realizada no campus de Araraquara, a Feira de Profissões da UNESP tornou-se uma referência para um grande contingente de jovens que vivem o momento da escolha da carreira. A sexta edição desse evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de julho, deverá superar a marca obtida em 2002, de 12,5 mil visitas de estudantes de escolas públicas e particulares, vindos de mais de 100 cidades do Estado e do sul de Minas Gerais. ‘Nossa expectativa é reunir 15 mil visitantes este ano’, comenta a coordenadora do evento, Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, psicóloga do Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa (CEAO), campus de Araraquara.

Durante os três dias, das 14 às 22 horas, especialistas farão palestras sobre 90 profissões universitárias. No dia 23, serão abordadas as carreiras da área de Ciências Humanas; no dia 24, serão discutidas as da área de Exatas; e, finalmente, no dia 25, será a vez do campo de Ciências Biológicas. O público também poderá obter informações sobre os vestibulares das universidades públicas no Estado, por meio de apresentações sobre os exames de Vunesp, Fuvest, Unicamp e UFSCar. Outra palestra que deverá atrair muitos alunos é a que abordará a redação nos vestibulares.

‘O objetivo da Feira é fornecer informações abalizadas sobre os cursos superiores, no sentido de desmistificar os estereótipos construídos sobre cursos e profissões’, esclarece Maria Beatriz, que ministrará a palestra de encerramento do evento, com o tema ‘O perfil do profissional de sucesso no novo milênio’.

A psicóloga ressalta que, geralmente, a escolha de uma carreira é determinada por fatores – como status, estabilidade profissional e retorno financeiro – que não se relacionam aos desejos e potenciais dos estudantes. ‘Nosso trabalho é mostrar que os jovens devem optar por uma carreira e montar seu perfil profissional de acordo com seus interesses, suas habilidades e oportunidades’, analisa.

O evento é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária, pela Assessoria de Relações Externas e pela Vunesp. Encarregado de fazer a abertura solene da Feira, o pró-reitor de Extensão Universitária, professor Benedito Barraviera, assinala que o apoio à realização da Feira está relacionado às atividades do Programa de Divulgação, Orientação e Informação Profissional da UNESP (PIP). ‘O PIP, que integra projetos como o Venha nos Conhecer, tem como missão divulgar a universidade em seus múltiplos aspectos, com ênfase na questão do vestibular’, diz Barraviera.

Mais informações sobre a Feira podem ser obtidas no site da FCL: www.fclar.unesp.br

(LRK)