Educação: Ano letivo da rede estadual começa com ‘Dia da Comunidade na Escola’

Mais de 6 milhões de alunos voltam aos bancos escolares nesta segunda-feira, dia 10

seg, 10/02/2003 - 9h18 | Do Portal do Governo

O início do ano letivo 2003 será marcado por um dia de integração entre pais, estudantes e educadores. As 6.100 escolas estaduais estão convidando a comunidade para visitar suas dependências, conhecer os novos professores de seus filhos, o projeto pedagógico e participar das atividades desenvolvidas durante o dia.

Para apresentar o rumo da estratégia pedagógica deste ano, o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, visitará nesta segunda-feira, às 8 horas, a Escola Estadual Ennio Voss, no bairro do Brooklin, na Capital. O secretário pretende demonstrar o sentido de ‘Escola da Família’ para pais, alunos e professores, integrando a comunidade na busca por soluções adequadas para aprimorar o trabalho pedagógico e fortalecer a unidade escolar.

A Escola Ennio Voss apresentará aos pais dois números artísticos, um de dança e outro de coral. Depois, eles poderão conversar com os educadores presentes.

‘Já está comprovado que, na escola onde o envolvimento da comunidade é total, os resultados são fantásticos. Tudo funciona melhor e a qualidade de ensino cresce. Com a descentralização dos recursos para manutenção e pequenas reformas, diretos para a Associação de Pais e Mestres (APM’s), as escolas têm mais autonomia e a comunidade precisa atuar como mais um gestor. Além disso, o papel do Conselho de Escola, também formado por representantes da comunidade, é essencial. Ele decide, por exemplo, o Projeto Pedagógico da unidade escolar. Todos juntos – Secretaria, pais e educadores – conseguiremos avançar cada dia mais na construção de um ensino de qualidade’, explica o secretário Gabriel Chalita.

Calendário de Atividades 2003

Outra novidade é que a Secretaria Estadual da Educação elaborou, em conjunto com os educadores, um calendário de atividades para o ano de 2003. Durante o mês de janeiro, discutiu-se com os profissionais uma série de atividades que poderiam ser realizadas de maneira integrada.

As ações pedagógicas já começam este mês. Os trabalhos definidos deverão complementar o conteúdo pedagógico de cada escola, motivando ainda mais o espaço escolar. As novas atividades incluem Festivais de música, teatro e dança. Além disso, o conceito de Escola Cidadã será reforçado por campanhas temáticas sobre a saúde, educação no trânsito, voluntariado, entre outras. A intenção é despertar, no jovem, o espírito de integração e solidariedade, além da criatividade.

Data: Segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2003
Horário: 8 Horas
Local: E.E. Ennio Voss – Avenida Portugal, 1.220 – Brooklin – São Paulo-SP

Da Secretaria de Estado da Educação

R.K.