Educação: Ampliado programa Parceiros do Futuro

Projeto já integra 400 escolas em todo o Estado

seg, 12/08/2002 - 10h38 | Do Portal do Governo

Neste último final de semana o programa ‘Parceiros do Futuro’ foi ampliado para mais 200 escolas estaduais. Com isso, já são 400 unidades de ensino participantes em 60 cidades, sendo 130 na Capital; 125 na Grande São Paulo e 145 no Interior. O lançamento oficial da ampliação do projeto foi realizado neste sábado, dia 10, pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, na Escola Estadual Neves Prado Monteiro, em Santos.

Cada escola que integra o projeto é chamada de escola-pólo e envolve mais oito ou dez unidades de seu entorno. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção da violência, visando a melhoria da qualidade de vida das populações atingidas e tornando mais raras as possibilidades dos jovens serem atraídos pelas drogas e pela marginalização.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, o Parceiros do Futuro abre as escolas nos fins de semana, beneficiando comunidades carentes situadas em regiões vulneráveis à violência. As atividades acontecem nas quadras, auditórios, pátios, salas e laboratórios de informática das escolas da rede estadual.

Nesses espaços são realizadas atividades esportivas (futebol, capoeira, basquete etc); educacionais (informática, culinária, alfabetização de adultos etc); culturais (dança, teatro, coral); lúdicas (dama, xadrez); entre outras. Estes núcleos de convivência permitem ao jovem a descoberta e o exercício de sua criatividade, tornando-se protagonista do espaço escolar.

Criado em 1999, o programa é realizado numa ação conjunta com as secretarias de Estado da Segurança Pública, Emprego e Relações do Trabalho, Meio-Ambiente e Saúde, Fundação Faculdade de Medicina, além de parcerias com empresas privadas, entidades civis e ações de voluntários.

Em três anos, o programa atendeu mais de 7 milhões de participantes, divididos em aproximadamente 280 mil atividades. As primeiras 200 escolas-pólo estão localizadas em 37 municípios da região metropolitana da Grande São Paulo e mais 4 no interior, distribuídos da seguinte forma: 97 escolas na Capital, 98 na Grande São Paulo e 5 no interior.

Esta iniciativa tem incentivado a vocação natural da escola que é ser um espaço privilegiado que promove desenvolvimento de habilidades e valores, o que auxilia no fortalecimento da cidadania, além da descoberta de talentos da comunidade.

Da Secretaria da Educação do Estado