Educação Ambiental: Projeto do Itesp é finalista no Prêmio Amanco

Trata-se de livro educativo destinado a alunos do ensino fundamental do Pontal do Paranapanema

ter, 30/11/2004 - 10h37 | Do Portal do Governo

Um projeto de educação ambiental desenvolvido pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, está entre os finalistas do Prêmio Amanco Para Um Mundo Melhor. Trata-se do livro ‘Uno e os Representantes da Natureza’, destinado a alunos do ensino fundamental da região do Pontal do Paranapanema.

Escrito por Paulo Roberto David de Araujo, do Itesp, e ilustrado por Diamani Regina de Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente, o livro conta a história de três crianças que aprendem a respeitar o meio ambiente em um assentamento rural com a ajuda de seres mágicos que representam os elementos da natureza.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Duke Energy Geração Paranapanema. O objetivo é trabalhar em sala de aula conceitos de preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Também foi criado, com a participação de educadores da região do Pontal, um Caderno do Professor com sugestões de atividades.

Lançado no começo do ano, com tiragem de 5 mil exemplares, Uno e os Representantes da Natureza foi distribuído inicialmente para escolas de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio. Uma delas foi a Escola Estadual Antonia Binato Silva, conhecida como ‘Vó Nina’, de Teodoro Sampaio, onde estudam quase 400 crianças. A leitura e as atividades foram feitas no primeiro semestre, mas até hoje a escola está coberta pelos desenhos dos personagens Joca, Bia e Édson, os protagonistas do livro.

Em sua segunda edição, o Prêmio Amanco Para Um Mundo Melhor foi criado pela empresa Amanco Brasil e busca reconhecer iniciativas sociais implementadas por empresas que promovem o desenvolvimento sustentável. O objetivo é disseminar o conceito e estimular a prática da responsabilidade social empresarial. A premiação será divulgada no próximo dia 2 de dezembro.

Da Assessoria de Imprensa do Itesp

(LRK)