Educação: Amanhã é o último dia para as inscrições do Programa Escola da Família

Objetivo é promover ações de cidadania, culturais, esportivas e educativas

qui, 03/07/2003 - 12h15 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 4, se encerra o prazo para as inscrições de universitários-bolsistas e voluntários interessados em participar do programa Escola da Família, criado para promover ações de cidadania, culturais, esportivas e educativas nas seis mil escolas dos 645 municípios durante os fins de semana.

Até o momento 30 mil universitários já se cadastraram às bolsas de estudo, concedidas pela Secretaria da Educação e pelas 258 instituições de ensino que participarão do convênio. As 25 mil bolsas disponibilizadas aos universitários pela Secretaria cobrirão 50% das mensalidades, limitadas a um teto de R$ 267,00 por mês, sendo que o restante será completado pelas faculdades. As bolsas serão renovadas semestralmente. A carga horária de trabalho para os universitários-bolsistas será de no máximo 16 horas por fim de semana, além de 4 horas de preparação durante a semana. Todo candidato deverá ter cursado o ensino médio na rede pública do Estado.

Além da participação de universitários no programa, há o envolvimento de voluntários, oriundos da própria comunidade escolar ou de seu entorno. Até o momento, a secretaria registrou a inscrição de 1.600 voluntários.

Os interessados podem obter mais informações na Central de Atendimento da Secretaria (tel. 0800-7700012), nas escolas estaduais, ou acessando o site do programa na internet, www.educacao.sp.gov.br.

Para o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, a abertura das escolas nos fins de semana e a participação do voluntariado é essencial para a concretização do conceito de Escola da Família. ‘O envolvimento efetivo de toda a comunidade é fundamental para o sucesso do programa’, afirma.

O programa Escola da Família é uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Unesco, com apoio do Instituto Ayrton Senna, e tem como missão atrair não só os seis milhões de jovens da rede pública estadual de São Paulo, mas, sobretudo, suas respectivas comunidades, para a elaboração de atividades nos unidades escolares que estarão abertas nos fins de semana, a partir de agosto.

Ana Lucia Venerando, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.