Educação: Alunos do Estado voltam às aulas na segunda, dia 9

Mais de 4 mil escolas fizeram parte do Programa 'Pinte na Escola nestas Férias'

sex, 06/02/2004 - 15h51 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 9, os alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas em clima de confraternização. Serão recebidos com faixas, música e muita descontração. Diretores, professores, pais e alunos, todos envolvidos num grande encontro comunitário.

Serão mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ocupando as salas de aula das 5.411 escolas espalhadas pelos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Os alunos encontrarão as escolas pintadas. Cerca de 4 mil delas fizeram parte do Programa ‘Pinte na Escola nestas Férias’, lançado na semana passada pelo Governo do Estado, que destinou uma verba de R$ 19 milhões para a compra de material (latas de tinta, rolos, lixas. Desta vez, a parceria foi com a comunidade, que entrou com a mão-de-obra, correspondendo à proposta defendida pelo Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, de interação contínua entre todos os setores ligados ao ambiente do aprendizado.

No final do ano passado, seguindo a política educacional que prioriza, entre outras ações, a capacitação de professores, o Governo do Estado de São Paulo ofereceu 1.780 bolsas de estudo para cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) para educadores da rede pública de ensino. O número de inscritos, num primeiro período, chegou a 650 educadores. No próximo dia 10 de fevereiro, as Diretorias de Ensino do Estado vão publicar a classificação final desses candidatos, informando quantos serão beneficiados e especificando o tipo de bolsa que irão receber.

Os educadores poderão optar por receber a bolsa em dinheiro ou pelo afastamento do trabalho em sala de aula.

O segundo período de inscrição irá do dia 16 de fevereiro a 31 de março. Para mais informações, os interessados deverão acessar o site da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação e clicar no link do Programa Bolsa-Mestrado, onde consta a ficha de inscrição.

Uma das metas da Secretaria da Educação para o ano de 2004 é aumentar em 50% o público do Programa Escola da Família, que nos últimos quatro meses de 2003 contou com a participação de mais de 10 milhões de pessoas nos finais de semana.

O programa é um sucesso. O número de universitários que se inscreveram só no mês de janeiro deste ano para concorrer às bolsas oferecidas pelo Escola da Família foi recorde – cerca de 70 mil estudantes. Número este 55% maior do que os 45 mil universitários que se inscreveram durante o ano de 2003. Dos 70 mil estudantes inscritos, mais de 8 mil já foram classificados. Somados aos 9.190 bolsistas que já participam do programa desde o ano passado, o número de universitários integrados ao Escola da Família subirá para 17.300. A expectativa da Secretaria é preencher as 25 mil bolsas disponíveis através do programa ainda este ano.

As inscrições estarão abertas todos os meses, do dia 1º a 20 de cada mês. Os universitários interessados poderão se inscrever através da Internet. Para se candidatar é necessário que o universitário tenha estudado pelo menos os três anos do Ensino Médio em escola estadual paulista e que seja aluno de uma faculdade conveniada ao programa.

A previsão orçamentária para o Programa Escola da Família em 2004 é de R$ 184 milhões.

Da Secretaria da Educação