Educação: Alunos de Piracicaba participam do Salão Internacional de Humor

Cerca de 780 trabalhos escolares estarão na mostra

qui, 08/09/2005 - 15h50 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Doutor Jorge Coury participará durante o mês de setembro, da exposição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Com o tema Humor na Escola – Rir e Refletir, cerca de 780 trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio estarão a mostra nas categorias Cartum, Charge e Caricatura.

Sob coordenação das professoras de Arte Roberta Lima e Maria Sylvia Pianelli de Lacerda, os alunos despertaram o interesse em conhecer, estudar e criar trabalhos humorísticos, o que resultou em uma exposição intitulada O Humor no Jorge Coury . As professoras aproveitaram a maturidade e o senso crítico mais aguçado dos educandos nesta faixa etária, com excelentes resultados, que puderam ser constatados por todos que visitaram a exposição, aberta também nos finais de semana no programa Escola da Família.

Categorias trabalhadas pelos alunos:

Caricatura: A caricatura é um desenho que exagera ou simplifica os traços da pessoa representada. Pode ser utilizada para crítica ou humor partindo da deformação para a reestruturação da figura. Pode ser usada junto à charge.

Cartum: O cartum é a representação de uma cena ou situação com ou sem legendas ou texto. É reconhecido em qualquer lugar e tempo. Rico em representação é universal e atemporal.

Charge: Com a charge se faz humor ou crítica com base em um acontecimento específico. Trabalha-se com manchetes e fatos jornalísticos junto a caricatura, é uma representação de leitura rápida e concisa.

Por Eduardo Santos, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.