Educação: Alunos de escolas estaduais vencem prêmio nacional sobre prevenção de drogas

O critério para escolha dos vencedores foi a faixa etária dos alunos e o desenvolvimento do tema

qui, 03/07/2003 - 19h26 | Do Portal do Governo

Mais uma vez alunos de escolas da rede estadual se destacaram na campanha de prevenção ao uso de drogas promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad. O Concurso de Cartazes nas Escolas denominado ‘Sou Vivo Não Uso Drogas’, voltado para todas as escolas do País, tem como objetivo a participação ativa de alunos e do corpo docente em trabalhos dirigidos à prevenção ao uso de drogas. Dos 12 alunos classificados na premiação deste ano, cinco foram da rede estadual de São Paulo.

O critério para escolha dos vencedores foi a faixa etária dos alunos e o desenvolvimento do tema proposto em cartazes. A premiação aconteceu no dia 26 de junho (Dia Internacional Antidrogas), no Palácio do Planalto, em Brasília. Os alunos tiveram que desenvolver o tema em cartazes, utilizando apenas papel e material de pintura, como lápis de cor.

Este ano, o primeiro lugar na categoria de 1ª série do Ensino Fundamental ficou com a aluna Camila de Oliveira Cruz, da EE Profa. Maria do Carmo Pompeu Castro, do município de Garça. A aluna recebeu a quantia de R$ 2 mil como prêmio. Camila não foi a única representante da unidade a receber a premiação em Brasília nesta quinta-feira. A escola também foi representada pelos alunos Carla Benites de Lima, que conquistou o terceiro lugar entre os alunos da 4ª série e Valdeir Pereira Miguel, da EE Profa. Maria da Glória Bacarat, (vinculada à EE Profa. Maria do Carmo), ganhador do primeiro lugar entre os alunos da 3ª série.

Além da escola de Garça, Fernandópolis e Campinas também estiveram representando a rede estadual de São Paulo em Brasília. O aluno Murilo de Oliveira Costa, da EE Fernando Barbosa Lima, de Fenandópolis, ficou com o segundo lugar na categoria 2ª série do Ensino Fundamental; e o aluno Rafael Del Bianchi de Oliveira, da EE Prof. Salvador Bove, de Campinas, ficou com o segundo lugar na categoria da 3ª série.

A diretora da EE Fernando Barbosa Lima, Ida Rosa Penasso Fonseca, conta que no ano passado a escola também esteve entre as premiadas. ‘No ano passado recebemos três premiações e, novamente, estaremos em Brasília representando São Paulo. Isto é fruto de um trabalho que a escola desenvolve voltado não apenas à questão das drogas mas também de cidadania, envolvendo todos os alunos’.

Ana Lucia Venerando da Secretaria da Educação
C.A