Educação: Alunos de escolas estaduais pintam vacas para a exposição da CowParade

Eventos fazem parte do projeto Vacas nas Escolas

qua, 14/09/2005 - 15h33 | Do Portal do Governo

Os alunos da EE Dr. Vidal Fogaça de Almeida pintam nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 9 horas, três vacas em tamanho natural feitas de fibra de vidro, que farão parte da exposição CowParade – Circuito das Vacas – em cartaz em locais públicos da cidade de São Paulo.

Com idades de 12 e 18 anos, os alunos receberão apoio técnico de dois artistas plásticos: Carlos Barmak, arte educador e Marcela Ascar, cuja vaca “Miss Tropicow” já integra a exposição CowParade. No dia 16, serão pintadas outras duas por alunos da EE Dom João Maria Ogno, também da Diretoria Ensino Leste 1. Os estudantes que participam do projeto foram selecionados pelos professores de arte das escolas (de 5ª série ao ensino médio).

Os eventos fazem parte do projeto Vacas nas Escolas, formatado pela Fundação Abrinq e pelo Instituto Votorantim para colocar alunos da rede pública de ensino em contato com a realização artística. Depois de pintadas, as vaquinhas ficarão expostas na Praça Ramos, no centro, e na avenida Luiz Carlos Berrini, região sul da cidade.

As escolas escolhidas para participar do Vaca nas Escolas fazem parte do programa Crer para Ver, da Fundação Abrinq, em parceria com a Natura, cujo objetivo é dar apoio financeiro e técnico a projetos de melhoria do ensino público. Nessas escolas, o programa também apóia o Projeto Cinema e Vídeo Brasileiro, desenvolvido pela Ação Educativa e a Diretoria de Ensino Leste 1. Ambos visam a aproximação das comunidades escolares com a linguagem audiovisual, por meio de videotecas, mostras temáticas e formação de professores.

Todas as peças da CowParade, inclusive as pintadas pelos alunos, serão leiloadas em novembro deste ano. A renda obtida no leilão será revertida para a Fundação Abrinq, que há 15 anos trabalha para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

CowParade

A CowParade é um evento mundial de arte pública, que começou em 1999, na Suíça e já expôs mais de três mil esculturas em diversos países, passando pelas cidades de Nova York, Bruxelas, Londres, Tóquio, Praga, Estocolmo, Las Vegas e outras. Em São Paulo, a exposição começou no dia 4 de setembro e fez sua estréia na América Latina. Este ano, ainda passará por Boston, Mônaco, Lisboa, Paris, Moscou, Cidade do México e Buenos Aires. A CowParade Brasil tem licença exclusiva da Toptrends – Tendências e Soluções em Comunicação.

Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança é uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, criada em 1990 por um grupo de empresários. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente, usando como estratégia a articulação e a mobilização da sociedade civil e do poder público para transformar a criança e o adolescente em prioridade, além de promover e dar visibilidade a políticas e ações bem-sucedidas que possam ser disseminadas. Site www.fundabrinq.org.br.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação