Educação: Alunos de escolas estaduais desenvolvem atividades no combate à dengue

Participação efetiva da população é essencial para controlar os focos da doença

qui, 27/02/2003 - 15h35 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação


A Secretaria Estadual de Educação já iniciou o processo de combate à dengue em parceria com todas as escolas estaduais de São Paulo. Integrantes da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, órgão vinculado à Secretaria de Educação, participaram da 3º Reunião do Comitê de Mobilização Contra Dengue, no último dia 21, na Secretaria de Estado da Saúde.

Em pauta foram discutidos o agravamento da situação epidemiológica de dengue na Região Metropolitana de São Paulo em 2003 e a implementação de atividades do Comitê, atividades de verão nos bairros, escolas e feriado de Carnaval.

Entre as atividades propostas como sugestão para o combate do mosquito estão o Guia Básico de Dengue, o programa Agente Mirim e o Caderno Básico de Atividades sobre a Dengue. O último já está sendo usado como instrumento de trabalho por professores, dentro e fora da escola, com o objetivo de sugerir algumas atividades interdisciplinares, buscando a interação dos estudantes com a problemática e multiplicando as práticas apreendidas aos familiares e vizinhos.

A dengue é um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade enfrentado por diversos países. Somente com a participação efetiva da população e medidas adotados no dia-a-dia de controle dos criadouros, é possível evitar o agravamento da situação.

No Caderno de Atividades do Professor estão envolvidas as estratégias de elaboração de textos coletivos; pesquisa e leitura de textos informativos; palestras, dengue no laboratório, elaboração de panfletos, gibis, álbum, jogos, festival de música e paródias; peça teatral; visita à comunidade; reunião com a comunidade; atividades interdisciplinares – gráficos, cruzadas, caça-palavras, mapas, maquetes; gincana contra a dengue; criação de logotipo; passeata local com a comunidade e concurso de cartazes.

O corpo docente, pais, funcionários de direção e palestrantes da área da saúde estão envolvidos no controle do mosquito em parceria com os municípios onde ficam localizadas as escolas.

Já o Guia Básico de Dengue pretende subsidiar os funcionários das ecolas, principalmente aqueles envolvidos em serviços de manutenção e zeladoria de áreas internas e externas de prédios, na incorporação de ações que possam evitar o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. Este guia se presta não somente como esclarecimento ao funcionário, mas também à população em geral.

O guia é um ‘caderninho’ que contém introdução e noções gerais sobre o problema: o que é Dengue, como se dá a transmissão, quais os sintomas, qual é o tratamento, o que deve ser feito para evitar a proliferação. É dividido em duas partes com informações técnicas e atividades que podem ser desenvolvidas.

O Agente Mirim é outra sugestão que pode ser adaptada nas escolas. Por meio do trabalho de alunos, que são selecionados pela própria diretoria e professores, é possível identificar criadoras e eliminá-los, comunicar a existência de grandes criadouros e solicitar providências à direção da escola, propor atividades, orientar seus colegas sobre a questão da prevenção e transmitir a orientação recebida aos familiares, amigos e vizinhos. O aluno representante sempre está com uma camiseta ou crachá e identifica-se como Agente Mirim da Dengue.

As escolas que ficam em cidades onde o foco da dengue já começou a se instalar estão desenvolvendo atividades competentes para combater o mosquito. A Diretoria de Ensino que cuida das regiões de Itapevi, Jandira e Barueri, em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, tem desenvolvido várias reuniões municipais com a presença de Diretores de Escolas, Supervisores e Assistentes Técnicos Pedagógicos, juntamente com a Vigilância Sanitária local, para estudar ações de combate à Dengue.

Para detalhes sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino, consulte a matéria completa no site da Secretaria Estadual de Educação.

(RK)