Educação: Alunos de Escola Estadual aprendem a reciclar o lixo

Projeto surgiu para mostrar aos estudantes que eles podem ajudar na construção de um mundo melhor

qua, 10/03/2004 - 15h42 | Do Portal do Governo

Alunos da 6ª série da Escola Estadual Professora Zita de Godoy Camargo, em Rio Claro, já conseguem transformar lixo em materiais para uso escolar. Eles são “agentes ambientais”, que aprendem com os professores a resolver os problemas gerados pelos resíduos sólidos. É um projeto de educação ambiental que tem dado bons resultados.

A iniciativa teve início em 2000. Em princípio, era apenas uma parceria com a Apae e sua Cooperativa de Catadores de Lixo. O material coletado pelos estudantes, e doado à Apae, foi reciclado e virou 30 jogos de xadrez, revertidos para a própria escola.

Isso possibilitou começar um projeto para dar oportunidade aos alunos (inclusive com baixo rendimento escolar) de exercitarem suas habilidades intelectuais, além de melhorar a auto-estima com a conquista de medalhas e troféus em campeonatos de xadrez locais.

O projeto surgiu para mostrar aos estudantes que eles podem ajudar na construção de um mundo melhor. No começo, eles separavam, em casa, materiais e levavam para a escola. A Cooperativa de Catadores de Lixo recolhiam o material e o reciclava.

Uma parceria foi feita com a Empresa Tigre – Tubos e Conexões S/A. Agora, são eles quem reciclam o lixo dos alunos. O procedimento é o mesmo, mas com outro resultado. O material coletado pela empresa é reciclado e depois transformado em material escolar.

Além dos alunos descobrirem um mundo diferente, eles são conscientizados a não degradar o meio-ambiente. E passam adiante para a comunidade, pais e alunos mais novos. Até os diretores da Tigre chamaram os “agentes ambientais” e os professores responsáveis pelo programa para fazer palestras entre seus funcionários.

A coordenadora da Escola, Mirian Rodrigues se alegra com o desenvolvimento das crianças. “É ótimo poder ensinar as outras pessoas usando um projeto próprio”, comemora Mirian.