Educação: Alunos de Diadema e Santo André assistem a concerto do projeto Sinfonia

Projeto Concertos para Jovens é promovido pela Secretaria da Educação

ter, 19/11/2002 - 17h39 | Do Portal do Governo

Mil alunos do Ensino Médio de escolas das Diretorias de Ensino de Diadema e Santo André assistem a concertos, dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Nesta terça-feira, dia 19, acontece a apresentação da Orquestra Sinfonia da Rádio e TV Cultura na E.E. Maria Carolina Casini Cardim, em Diadema e, no dia 21, a apresentação da Orquestra de Câmara será na E.E. Amaral Wagner, em Santo André.

A Orquestra Sinfonia da Rádio e TV Cultura, sob a regência do maestro Lutero Rodrigues, apresentará peças de Vivaldi, Rossini, Suppé, Bizet, Offenbach e Cyro Pereira. Já a Orquestra de Câmara da Sinfonia Cultura, sob a regência do maestro Fábio Prado, apresentará peças de Strauss, Brahms, Paganini, Bach, Beethoven, Henry Mancini, Zequinha de Abreu e John Williams, entre outros autores consagrados.

Os concertos serão comentados, trazendo aos alunos uma visão diferenciada da orquestra, mostrando seu funcionamento, através da apresentação dos seus instrumentos, além de abordar o repertório sinfônico de uma maneira descontraída, aproximando o público jovem da música de concerto.

O Projeto Sinfonia – Concertos para Jovens é uma realização da Secretaria da Educação e da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar a alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais.

O projeto compreende 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmara (até 10 músicos). Até o momento, cerca de 16 mil alunos do Interior e aproximadamente 11 mil alunos da Capital e Grande São Paulo assistiram aos concertos.

Data: Terça-feira, 19 de novembro de 2002
Horário: 20 horas
Local: EE Maria Carolina Casini Cardim
Rua Purus, 643 – Jardim Paineiras
Diadema – SP

Data: Quinta-feira, 21 de novembro de 2002
Horário: 10h30
Local: EE Amaral Wagner
Rua dos Aliados, 332 – Vila São Pedro
Santo André – SP

C.A