Educação: Alunos dão show de representação e criatividade na Mostra de Talentos da Escola Estadual

Evento está sendo realizado no Teatro Franco Zampari, na capital

sex, 19/11/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo

Lirismo, poesia e comédia marcaram a tarde do segundo dia da Mostra de Talentos da Escola Estadual 2004, desenvolvido ontem no Teatro Franco Zampari. Cerca de 100 alunos estiveram no palco para demonstrar seus talentos e dedicação com a arte. Mais do que representar as seis escolas, quatro do interior e as duas da capital, os alunos se transformaram em atores, os professores em diretores, os diretores em equipe técnica, os pais em telespectadores e conseqüentemente revelaram o verdadeiro espírito de criatividade, companheirismo e união que deve estar presente em todas as escolas do pais, incentivando trabalhos e atividades diferenciadas como esta Mostra.

As apresentações foram realizadas por alunos das escolas estaduais Matilde Vieira (Diretoria de Ensino de Piraju), Maria Aparecida Mendes Lacera (Diretoria de Ensino de Votorantim), Profª Vanda Helena Tuppã Nogueira (Diretoria de Ensino de Marília), João Adorno Vassão (Diretoria de Ensino de Miracatu), André Xavier Galicho (Diretoria de Ensino Leste 5) e Afiz Gebara (Diretoria de Ensino Sul 2).

Para a coordenadora do programa escola da Família, Cristina Cordeiro, a Mostra é uma oportunidade de trabalho com as múltiplas linguagens, sentimentos e emoções. “Isto vale tanto para quem está atuando como para quem está assistindo. Iniciativas como estas são decisivas na formação dos jovens”, afirmou.

Em mensagem gravada ao público, Paulo Autran, ator homenageado da Mostra de Teatro, enfatizou que “educar não é apenas ensinar, e sim incentivar a criatividade de crianças e jovens”.

E o incentivo é o que mais pôde ser observado neste dia. Um exemplo é o aluno Mateus Ferrari Roldão, de 11 anos, da Escola Estadual Matilde Vieira, que protagonizou a peça “O Palhacinho Triste e a Rosa”. Mateus, que se emocionou ao término na apresentação, e foi um dos destaques da Mostra, passou por sérios problemas de saúde durante a etapa de ensaio. Sua mãe, Rosana B. F. Roldão, conta que o teatro colaborou para sua recuperação e o ajudou a se socializar com os colegas.

Para a diretora da Escola Estadual Maria Aparecida Mendes Lacerda, cujos alunos apresentaram a peça “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, Vera Lúcia Nicomedes, a parceria da comunidade foi essencial para a concretização do projeto. “Foi um trabalho de pesquisa e dedicação, pois tínhamos que estudar, ensaiar e não podíamos fazer com que as crianças perdessem aula. Unimos o Programa Escola da Família com os estudos e ensaios da peça. Até nas roupas e cenários pudemos contar com o apoio da comunidade”, lembrou a diretora.

Esta segunda edição da Mostra não tem caráter competitivo. O festival pretende dar visibilidade ao trabalho artístico dos alunos, incentivando cada escola a perceber a consistência de sua proposta pedagógica e a avaliar o resultado do trabalho da equipe escolar.

E justamente o caráter não competitivo é o que chamou a atenção do ator Henrique Stroeter, um dos observadores da Mostra de Teatro. “É emocionante ver essa garotada descobrindo o teatro. A gente percebe a dedicação nos rostos e sabe que é pelo prazer de representar e não por um prêmio”, comemorou o ator, que já atuou em mais de 40 peças e fez participações no “Os Normais” e no quadro “Retrato Falado”, do Fantástico.

O Teatro Franco Zampari está localizado na Av. Tiradentes, 451 – região central da capital, ao lado da Fatec São Paulo.

Da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)