Educação: Alunos da USP criam sistema de lição de casa on-line

Projeto é desenvolvido por estudantes de Engenharia Civil da Escola Politécnica

ter, 20/08/2002 - 12h17 | Do Portal do Governo

Fazer exercícios em casa, com o auxílio do computador, e receber a correção e avaliação instantânea. Alunos de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um projeto inédito, que permite utilizar esse avançado sistema de apoio.

O sistema funciona pela internet e disponibiliza, além de exercícios personalizados, informações sobre o curso, links de interesse, aulas virtuais, apostila e um ambiente restrito para o aluno ter acesso às suas notas. O programa está sendo utilizado inicialmente pelas disciplinas de Ferrovias e Hidrologia Aplicada, que trabalharam juntas no desenvolvimento do projeto.

Ricardo Martins da Silva, aluno do curso e um dos criadores do sistema, afirma que o grande diferencial fica por conta dos exercícios interativos, que têm o propósito de aprofundar o aprendizado. ‘O programa disponibiliza exercícios individuais. Cada aluno possui um enunciado diferente, gerado automaticamente pelo site. A intenção é diversificar o enunciado e, assim,
dificultar a cópia dos trabalhos’, explica Ricardo.

Para utilizar o programa em Ferrovias, o aluno acessa http://www.ptr.poli.usp.br/ptr/graduacao/PTR0540, passa pela autenticação, obtém o enunciado e o material didático de apoio.

Após resolvidas as questões, ele entra na internet novamente e abre a página de correção. Na tela será exibido o elenco de questões apresentadas no enunciado. O aluno coloca suas respostas e clica em enviar. Se qualquer uma delas não conferir com o cálculo do sistema, o aluno é informado de que aquela resposta não foi aceita e recebe algumas dicas dos erros mais freqüentes cometidos no cálculo daquele item.

Então é preciso refazer os cálculos e entrar no site novamente. Com todas as respostas certas, o sistema mostra uma tabela contendo as respostas, o gabarito, a nota obtida e o protocolo com um número gerado a partir de dados do aluno e do exercício.

Segundo o professor da disciplina Ferrovias, Telmo Porto, o sistema não foi idealizado para substituir a sala de aula, mas dar suporte ao processo de aprendizado, com aulas virtuais, que permitem ao aluno revisar toda a matéria ministrada ou mesmo recuperar uma aula perdida. ‘Não há também a intenção de substituir a avaliação normal, feita por meio de prova escrita. Na verdade, este sistema prepara mais o aluno para a prova’, completa o professor, que apoiou a pesquisa.

Em uma próxima etapa, pretende-se implantar um ‘chat‘, no qual os alunos poderão agendar um horário para tirar dúvidas com o professor. A segurança do sistema é garantida pela assessoria de informática da Poli.

O sistema utilizado hoje pela disciplina de Ferrovias pode deixar de ser exclusivo nos próximos meses, pois a Poli está desenvolvendo uma solução semelhante para toda as suas unidades. A idéia é que o programa atual possa ser implementado por outras instituições de ensino, inclusive com o apoio da equipe que desenvolveu o sistema.