Educação: Alunos da rede pública serão deputados por um dia

Os 57 estudantes participarão da 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista

qua, 12/11/2003 - 11h03 | Do Portal do Governo

Cinqüenta e sete alunos da rede estadual de ensino estarão participando, nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, da 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista, instituído pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Os alunos premiados ocuparão 57 das 94 cadeiras do Parlamento Jovem, ou seja, mais da metade das cadeiras serão preenchidas por estudantes da rede pública estadual.

O objetivo principal do Parlamento Jovem é possibilitar aos estudantes a visão de alguns aspectos da democracia participativa, ou seja, é um convite à participação de todos na tarefa de formar brasileiros para o exercício pleno da cidadania. O projeto, voltado aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Estado, consiste em proporcionar aos jovens a experiência de viver um dia como membro do Poder Legislativo.

As atividades começam na quinta-feira, dia 13 de novembro, às 9 horas, com o credenciamento, ‘check in’ e fotos dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos se dirigirão à Assembléia, onde serão recepcionados pelo presidente da Casa e demais autoridades. Em seguida farão uma visita monitorada ao Espaço Cultural V Centenário, ao Acervo Artístico e aos pontos de exposição dos partidos políticos. No mesmo dia, os 94 deputados jovens formarão ainda 3 chapas que disputarão a eleição à Mesa Diretora.

Na manhã de sexta-feira (14), será aberta a Sessão no Plenário Juscelino Kubitschek, às 10 horas, com a chamada nominal e diplomação dos parlamentares, eleição da mesa jovem e apresentação dos projetos e votação, por bloco partidário. A sessão deverá se encerrar, aproximadamente, às 19 horas.

Para participar da seleção as escolas encaminharam projetos de lei dos seus alunos à Assembléia, que escolheu os 94 melhores. Os projetos de lei deveriam abordar um dos seguintes partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde, ou Segurança Pública. Os alunos puderam contar ainda com a orientação dos professores, pais e colegas de classe.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.