Educação: Alunos da rede pública estadual vão visitar a Bienal de Artes de São Paulo

Estudantes terão oportunidade de conhecer obras de 190 artistas de 70 países

qui, 28/03/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

Duzentos mil alunos do ensino médio da rede pública estadual vão visitar a 25ª Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Para isso, foi firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Bienal, nesta quarta-feira, dia 27, para compra de ingressos subsidiados e realização de visitas monitoradas de estudantes e professores durante o período da mostra, que começou no último sábado (23) e vai até o dia 2 de junho. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 milhão na iniciativa.

O convênio foi assinado pela secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, e pelo presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Carlos Bratke. Simultaneamente, foram iniciadas ontem as visitas monitoradas dos estudantes. Divididos em grupos, 692 alunos e 34 docentes percorreram os 30 mil metros quadrados da exposição ‘Iconografias Metropolitanas’. Eles vieram de escolas dos municípios de Caieiras e Suzano e da zona norte da Capital.

Na 25ª Bienal de São Paulo, os estudantes terão oportunidade de conhecer obras de 190 artistas de 70 países. A mostra, considerada uma das três mais importantes do gênero no mundo, está dividida em cinco segmentos principais, intitulados ’11 Metrópoles’, ‘Representações Nacionais’, ‘Núcleo Brasileiro’, ‘Salas Especiais’ e ‘Net Arte’.

A iniciativa de levar estudantes à Bienal de São Paulo é mais uma das ações promovidas pelo Governo do Estado para colocar o jovem em contato com a cultura mundial. Entre abril e junho, por exemplo, o programa ‘Jovem Protagonista’ vai proporcionar a 240 mil alunos da 3ª série do ensino médio a oportunidade de assistir a 24 peças teatrais (veja relação no site www.educacao.sp.gov.br). As peças foram selecionadas por uma comissão formada por membros da Secretaria e de organizações do mundo teatral. Além dessas peças, o projeto selecionou outras montagens, como ‘Os Lusíadas’, ‘Copenhagen’ e ‘Einstein’, para os estudantes.