Educação: Alunos da rede pública estadual serão avaliados pela Vunesp

nd

ter, 27/11/2001 - 13h05 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, 929 mil alunos que estão concluindo os ciclos I e II (4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública estadual realizarão uma prova complementar. A avaliação será realizada pela Vunesp, fundação ligada à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A prova de Língua Portuguesa será composta de uma redação e questões em forma de teste. A opção pela Língua Portuguesa foi feita baseada na correlação entre bom desempenho nessa matéria e o aprendizado de outras disciplinas. O domínio da língua é condição básica para outros conhecimentos. Os alunos farão as provas nas escolas e classes em que estudam. O comparecimento é imprescindível, já que a promoção de ciclo dependerá de mais este resultado.

Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento das competências e habilidades básicas dos alunos, a Secretaria Estadual da Educação vem acompanhando sistematicamente a qualidade de ensino oferecido por suas unidades escolares, por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O sistema é uma avaliação, externa, diagnóstica, que permite o monitoramento da qualidade do ensino.

Implantado desde 1996, o Saresp fornece indicadores para as intervenções necessárias às ações educacionais desenvolvidas pelas escolas, o que garante o contínuo aprimoramento. Neste sistema, as séries são avaliadas alternadamente para acompanhar o desempenho dos alunos ao longo das diferentes séries. Neste ano, serão avaliados os estudantes de 4ª e 8ª séries que estão concluindo os ciclos iniciados em 1998.