Educação: Alunos da rede pública estadual são premiados por trabalho na área da Física

Cerimônia de premiação será realizada no próximo sábado, dia 22, na Capital

qui, 20/03/2003 - 10h40 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Associação dos Professores de Física, do Departamento de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Instituto de Física da USP/São Carlos, da Estação Ciência da USP e do Conselho Britânico, promove, no próximo dia 22, a cerimônia de premiação para os melhores trabalhos de física dos 26 alunos das escolas públicas estaduais. O evento será realizado no Teatro Arthur Rubinstein, localizado na Rua Hungria, nº 1000 (Clube Hebraica), na Capital.

O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela ciência e contribuir para a melhoria da educação. Como forma de estímulo aos professores, estudantes e escolas públicas e reconhecimento do esforço praticado para melhoria do ensino de física, os 26 alunos citados receberão uma menção honrosa especial. A Gerência de Programas Educacionais da INTEL doará um PDA COMPAQ, no valor de R$ 2 mil para o melhor estudante de escola pública.

Em 2002, 12 mil estudantes de 1.500 escolas se inscreveram para as provas da Fase Regional e, dentre eles, 139 serão premiados na cerimônia. O estudante com melhor nota na 3ª série, e seu professor-orientador, serão premiados com uma bolsa de estudos de quatro semanas em Cambridge, na Inglaterra.

Dentre os 139 premiados, 26 são oriundos de escolas públicas estaduais e municipais de 18 municípios paulistas. Quatro deles também receberão medalhas de prata e de bronze. São eles: medalhas de prata – Henrique Evangelista de Oliveira, aluno da 8ª série da EE Prof. Willian Silva da cidade de Limeira e Jesus Cristian Cardoso de Oliveira, aluno da 6ª série da EE Dr. Joaquim Rodrigues Azenha da cidade de Nova Odessa; medalhas de bronze – Luan Tavares Lourenço, aluno da 8ª série da EE José Alvim da cidade de Atibaia e Vinícius Pilla, aluno da 5ª série da EE Prof. Ulisses Oliveira Valente da cidade de Santa Bárbara D’Oeste.

A Associação dos Professores de Física (APROFI) organiza anualmente a Olímpiada Paulista de Física, projeto de cunho educacional dirigido a estudantes e escolas de nível fundamental e médio em todo o Estado.

(RK)