Educação: Alunos da rede estadual voltam às aulas hoje

Ainda este ano todas as escola devem estar informatizadas

qua, 27/07/2005 - 13h10 | Do Portal do Governo

Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes voltaram às aulas nesta quarta-feira, 27 de julho, nas 5.786 escolas estaduais de São Paulo (são 5.390 escolas autônomas, mais 396 escolas vinculadas). Na retomada das atividades, os estudantes encontrarão as unidades de ensino mais bonitas e confortáveis.

Em todo o estado, cerca de 4.600 escolas receberam recursos para fazer pequenos reparos, pintura e limpeza durante o período de recesso, dentro do programa ‘Pinte na Escola’ (as demais foram reformadas recentemente ou terão obras maiores de recuperação ainda este ano). O “Pinte na Escola” integra a proposta da Secretaria de Estado da Educação de transformar esses espaços em ambientes mais acolhedores. Esta ação contou com a ajuda voluntária da comunidade, que auxiliou na execução das tarefas de manutenção, pintura e limpeza.

‘Já está comprovado que, na escola onde o envolvimento da comunidade é total, os resultados são fantásticos. Tudo funciona melhor e a qualidade de ensino cresce. Todos juntos, Governo, pais e educadores conseguiremos avançar cada dia mais na construção de um ensino de qualidade’, afirma o secretário Gabriel Chalita.

Informática em todas as escolas

O ano de 2005 será também o da informatização total da rede escolar. Até o fim do ano, todas as escolas estaduais de São Paulo estarão equipadas com computadores e laboratórios de informática, anunciou nesta quarta-feira o secretário adjunto da Educação, Paulo Barbosa, em entrevista ao vivo no programa Bom Dia SP, da Rede Globo.

Hoje, 84% das escolas já têm computadores para uso dos alunos, a maior parte delas conectadas à Internet em banda larga. São 4.575 escolas com laboratórios de informática para atividades pedagógicas, o que torna São Paulo o estado líder em informatização escolar no país. Esse índice chegará a 100% até o final do ano (a média brasileira é de 18% das escolas informatizadas).

Para este semestre estão previstas também atividades culturais com a participação de alunos da rede. O projeto Caminho das Artes, por exemplo, que promove contatos com a arte por meio de idas ao teatro, cinema, museus e programas com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Sala São Paulo, retomará suas ações no início de agosto. Nos dias 6 e 7 de agosto serão reiniciadas as apresentações de dança realizadas em parceria com o Ballet Stagium.

Além disso, a Secretaria também dará continuidade ao cronograma de capacitação de professores. Até o final deste ano, está prevista dotação orçamentária de R$ 92.044.642,00 (noventa e dois milhões, quarenta e quatro mil, seiscentos e quarenta e dois reais), para a execução de 108 Projetos de Capacitação.

Um deles é o Bolsa Mestrado, que no primeiro semestre deste ano ofereceu 890 bolsas a professores que pretendam fazer cursos de pós-graduação. Até o final de 2005, o programa oferecerá mais 890 bolsas, totalizando investimentos no valor de R$ 6,5 milhões. Em outra iniciativa de capacitação, 30 professores da rede estadual embarcaram no dia 2 de julho com destino a Salamanca, na Espanha, para participar do curso intensivo “Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca.” Esses educadores retornarão para o Brasil na próxima sexta-feira, 29 de julho.

Mas as novidades não param por ai. Em agosto, o Escola da Família completa dois anos e reserva uma série de atividades especiais para os estudantes e a comunidade em todas as escolas participantes, alem de um grande evento comemorativo na Capital. O Escola da Família é o principal programa da Secretaria de Estado da Educação e abre todas as escolas estaduais à comunidade nos finais de semana, com atividades esportivas, culturais, de lazer e de formação para o trabalho.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação

F.C.