Educação: Alunos da rede estadual participam da Febrace

Quatro mil pessoas devem participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação

qua, 10/03/2004 - 13h39 | Do Portal do Governo

Nove alunos de escolas estaduais de São Paulo estarão reunidos nos dias 10, 11 e 12 de março, das 14 às 19 horas, na Escola Politécnica da USP (Poli) para concorrer às premiações da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), a maior feira do gênero no Brasil. Dia 13 os alunos finalistas receberão os prêmios no Memorial da América Latina, das 9 às 12 horas.

Mais de quatro mil pessoas devem participar da Febrace, que será realizada em uma tenda de dois mil metros quadrados montada ao lado da Poli. O evento reunirá 198 trabalhos de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico de 20 Estados do País, selecionados entre 300 projetos inscritos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas, Engenharia e suas aplicações.

O objetivo é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades para que os alunos compreendam melhor o que representam termos como ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Os nove alunos da rede estadual que participarão da Febrace são: André Luiz da Silva (EE Oswaldo Aranha) e Carlos Alberto Alves de Lima Neto (EE Santo Américo), trabalho de Engenharia Eletrônica “Chessparov”; Alexandre da Gama Lima (EE Padre Sabóia de Medeiros) e Diego Moraes da Silva (EE Ministro Costa Manso), idealizadores do projeto de Ciências Exatas e da Computação “Robô Explorer”.

Os alunos Fábio Lúcio Olivette Garcia, Aline Simão do Amaral e Grazielle Ribeiro Vicente (EE Ascendino Reis) são as responsáveis pelo trabalho de Ciências Exatas e Física “Simulando”. O tema “Luzes Quânticas”, disciplina de Ciências Exatas e Física, pertence aos alunos Emilio Shuichi Maruya e Cristina Leika Horii (EE Vereador Odilon Batista Jordão).

A feira não tem fins lucrativos e a entrada é franca. Os prêmios para os melhores projetos são concedidos por empresas patrocinadoras, como Intel, IP e Cenpec. Dos 198 trabalhos classificados, cerca de 35 receberão viagens, assinaturas de revistas, medalhas e certificados e outros nove projetos premiados serão expostos na Intel ISEF (International Science Engineering Fair, em Cleveland, EUA).

No ano passado a Febrace contou com 93 finalistas, 83 alunos premiados e um total de 203 projetos inscritos. Posteriormente, alguns trabalhos foram expostos na feira Intel ISEF.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

(AM)